13 tipos de Mediunidades presentes na Umbanda e no Espiritismo
Tipos de Mediunidade
Para tipos de mediunidade temos inúmeras variações. Classificamos aqui algumas das capacidades “catalogadas” e presentes também em ambientes de Umbanda.
1 – Psicografia
A primeira menção sobre psicografia dentro da Umbanda é de Pai Rubens Saraceni. Com mais de 50 obras o sacerdote divide seus livros, entre os que fundamentam a Umbanda e seus ritos e os romances psicografados.
Rubens Saraceni iniciou um processo que ia na contramão do que se considerava “correto” à sua época. Hoje, é fácil encontrar obras de diversos autores umbandistas que psicografam romances mediúnicos, porém, nem sempre eles foram bem aceitos.
Em entrevista com a Revista Sexto Sentido, Pai Rubens Saraceni contou que quando deu início a prática de psicografar na Umbanda recebeu diversas críticas, inclusive de irmãos espíritas, porém respondeu a elas dizendo. “Médium é médium, seja de Umbanda, Candomblé ou Espiritismo, não importa a doutrina que ele siga. Eu mostrei que o dom da pessoa independe da formação religiosa e que tendo o dom, ela canaliza o que o astral quer“.
2 – Incorporação
A manifestação mediúnica mais comum a Umbanda e a qual também se deve a sua fundação e sustentação é a incorporação. O ato de incorporar uma entidade, consiste em fazer a conexão entre os chakras do médium e os do guia.
Desta forma, no momento da incorporação nosso espírito continua “habitando” o corpo físico. Não há necessidade de se ceder esse lugar para que a entidade possa trabalhar. Entenda como isso acontece no texto: Tenho medo de incorporar.
3 – Psicofonia
Nessa modalidade o espírito se comunica por meio da fala do médium transmitindo sua mensagem. Um caso que gerou polêmica e ficou conhecido em todo o país, foi o do deputado Luiz Carlos Bassuma, que durante uma sessão solene diz ter recebido a mensagem de um espírito. Clique aqui e assista.
4 – Xenoglossia
Resumidamente, a xenoglossia pode ser tipificada como a capacidade que o médium desenvolve de falar em línguas. Esses dialetos são desconhecidos ao médium e até mesmo ao linguajar humano.
5 – Clariaudiência
Ouvir a voz do espírito. Pai Rodrigo Queiroz fala sobre essa capacidade no estudo Mediunidade na Umbanda “a clauriaudiência é a capacidade de ouvir os espíritos ao vivo. Você não ouve espírito no passado, nem no futuro e também não ouve coisas acontecendo fora do lugar. Não é premonição, nem nada disso. Tem clariaudiência, que é quando um guia espiritual se aproxima de você, fala e você escuta. Escuta assim como está me escutando, isso sim é clariaudiência.”
6 e 7 – Clariolfativo e Clarigustativo
Capacidade de sentir aromas e gostos presentes no mundo espiritual, ou seja, que não estão materializados nesse plano.
8 – Clarividência
Esse fenômeno ocorre quando o médium consegue ter a visão do mundo astral. É uma mediunidade mais difícil de se encontrar e às vezes há também uma confusão entre a pessoa que possui clarividência e aquele que vê “vultos” esporadicamente.
O clarividente manifesta essa capacidade mediúnica a qualquer momento, basta que esteja concentrado. A probabilidade disso acontecer aumenta quando a pessoa está no terreiro, no mesmo nível de ocorrência das incorporações por exemplo.
9 – Vidência
Nessa modalidade de mediunidade, encontramos a pessoa que concebe imagens de fatos e cenas que estão acontecendo ou já aconteceram em algum lugar.
Pai Rodrigo Queiroz também explica isso no estudo sobre Mediunidade dizendo que “a vidência é quando a pessoa abre uma visão e abre-se uma tela aos olhos daquela pessoa. Semelhante a um computador. Abre essa tela/janela e ela consegue enxergar uma cena ou situação. Um indivíduo em outro ambiente, lugar ou tempo e traduz isso, isso é vidência.”
10 – Pictografia
Conhecido como pintura mediúnica a pictografia é o dom de pintar e produzir arte conduzido pelo espírito. Nesse ato, a entidade toma as funções motoras do médium desenvolvendo a pintura como forma de manifestação.
11 – Inspiração ou irradiação
Consiste em “escutar” mentalmente ou intuir algo, mas é importante ressaltar que difere da clariaudiência, pois nessa modalidade, como já dito, o médium escuta claramente a voz do espírito, podendo até identificar e discernir o timbre da voz de seu mentor. A inspiração é algo mais sutil.
12 – Projeção astral
Nesse tipo de mediunidade o perispírito ou a alma da pessoa se projeta para fora do corpo realizando a conhecida viagem astral.
Esse desdobramento ocorre quando o espírito da pessoa tem alguma tarefa no astral e se “desliga” temporariamente do seu corpo físico para executa-la.
13 – Psicometria
Pode ser entendida como a mediunidade que possibilita que o médium obtenha informações sobre a história de algum objeto. A edição 47, da Revista Cristã do Espiritismo publicou um artigo sobre o termo, contando que o seu surgimento se deu em 1849 pelo médico norte-americano J. Rhodes Buchanan.
No texto Érika Silveira descreve a psicometria (pela visão do médico) como o método de estudo que consistia em apresentar aos pacientes objetos pertencentes ao presente ou passado de uma pessoa. “Os sonâmbulos passavam a descrever cenas relativas às épocas de existência do objeto e até mesmo o próprio caráter da pessoa a quem pertencia o objeto psicometrado” descreve Érika.
Depois disso estudiosos espíritas também se empenharam em se aprofundar no estudo desse fenômeno.
Pai Alexandre Cumino descreve no livro Médium – Incorporação não é Possessão essa projeção como “a leitura do registro astral e temporal que fica em cada objeto revelando seu histórico.”
A mediunidade não é propriedade de uma ou outra religião, como um dos nossos sentidos sensoriais ela é algo natural ao homem, entretanto, cada um de nós viemos a este plano com o domínio de determinadas faculdades mediúnicas, que tem ligação com a vibração espiritual religiosa que rege nossa ancestralidade.
Texto:
Júlia Pereira
Imagem
Arquivo ICA
A mediunidade de Umbanda é a mesma da Espírita?
A mediunidade enquanto a capacidade sensorial de se relacionar com outros planos é algo comum a todos que se descobrem médiuns, entretanto existem incontáveis formas de se viver a atividade mediúnica, existindo hoje centenas de especificidades atribuídas a ela.
Nesse quadro podemos incluir a psicografia, clarividência, projeção astral, materialização, clariaudiência, psicofonia, incorporação e etc, que ao existirem em variedade atendem a determinadas “inclinações” de seus médiuns.
A fim de responder a pergunta do título vamos recorrer ao conceito de que existem ‘médiuns de terreiro‘ e ‘médiuns de mesa‘.
Somos diferentes na medida que somos iguais
Ao pensar a mediunidade dividida em ‘médiuns de terreiro‘ e ‘médiuns de mesa‘ vamos ao encontro do conceito de que cada pessoa encarna com a mediunidade especifica a sua forma de religiosidade e quando constatamos que cada religião e crença possui sua própria estrutura vibratória, essa teoria ganha mais força.
Entretanto, isso não significa que um médium de terreiro seja obrigado a exercer para o resto da sua vida a prática mediúnica umbandista ou que também que ele não possa mudar de religião, a mediunidade é algo que pode ser trabalhada em qualquer lugar, entretanto, cada médium irá e só pode oferecer o que é natural a ele e a sua essência.
Se a sua natureza mediúnica esta para a Umbanda, você possui uma estrutura de corpo espiritual específica que permitem a incorporação e viabilizam que os espíritos pertencentes à essa egrégora espiritual se manifestem.
A maleabilidade do médium de Umbanda evidencia isso, ao incorporar Caboclo o médium é tomado por um tipo de energia que faz parte do campo magnético e vibracional daquela entidade, se em seguida ele desincorpora e da passagem a Exu por exemplo, ele também precisa rapidamente estar preparado para aquela energia que adentra o seu campo espiritual, e no caso da esquerda sempre mais densa.
"Ele trabalha com aquilo que está nele, ele só oferece aquilo que tem, então o médium que vem para trabalhar na vibração e no campo de atuação do espiritismo que são orientações, explanações, doutrinações ele não precisa incorporar um Caboclo, um Preto-Velho, um Exu na estrutura vibratória de Umbanda, por isso ele vai incorporar aqueles espíritos já conhecidos desses ambientes e isso basta."
Pai Rodrigo Queiroz em Mediunidade de Umbanda
Pai Rodrigo Queiroz adentra nesse tema nos estudos sobre mediunidade destacando que segundo os Mestres de Luz se um médium espírita incorporar uma entidade típica de Umbanda é possível que ocorra algum desequilíbrio vibratório em seu corpo físico e espiritual, acarretando em efeitos colaterais que vão desde tonturas até desmaios “isso não tem nada a ver de energia boa ou ruim, tem a ver com estrutura vibratória magnética específica“.
Divisões no plano espiritual
Abordando esse assunto não pretendemos rotular o trabalho da espiritualidade, mas sim esclarecer que mesmo no plano astral existem divisões de espíritos que se afenizam com determinadas crenças vividas neste plano, a exemplo disso destacamos a descrição de colônias espirituais presentes em filmes e obras espíritas.
Essas considerações não nos levam (ou pelo menos não deveriam) crer que não exista um convívio entre esses espíritos. Pai Rodrigo Queiroz também explica isso dizendo que em algumas sessões espíritas clarividentes podem descrever a presença de espíritos que não irradiam luz, que se apresentam trajando um uniforme branco e uma cinta preta e que fazem a guarda desses ambientes durante todo o período das atividades.
"Quem mantêm a ordem? O guarda, o guardião, o sentinela, o vigia, ele que mantém a ordem. E quem tem essa função no astral? É Exu. Só que no centro espírita, nas reuniões espíritas, o Exu não vai como ele chega no terreiro paramentado com a sua roupagem, seu armamento simbólico.., no ambiente espírita eles vão como é o ambiente espírita."Pai Rodrigo Queiroz em Mediunidade de Umbanda
Exu se desloca para esse ambiente a fim de manter a ordem entre os espíritos que entram e saem desse espaço. Nessa função, ele vigia tudo o que acontece ali e principalmente as ações de espíritos zombeteiros e obsessores que chegam em companhia da própria consulência.
Por isso plano espiritual encontraremos sim as particularidades de cada grupo de espíritos, assim como existe aqui na terra, entretanto isso não impede que haja uma fusão dessas forças numa força tarefa para que tudo transcorra em equilíbrio “não há fronteiras no astral”.
"Quando um seguidor de uma religião oriental desencarna ele terá a recepção de espíritos vestidos como ele, com a mesma linguagem que a dele e até aquele momento, a mesma crença.. e só depois que vai ser esclarecido a amplitude que é a existência e o que é o mundo espiritual."Pai Rodrigo Queiroz em Mediunidade de Umbanda
Imaginem só uma pessoa da crença evangélica ser recepcionada por um Exu de capa, cartola, tridente nas mãos e feição de caveira? Certamente isso causaria um grande choque.
Mediunismo Umbandista
Leitores, ao se depararem com esse termo não mais estranhem. A mediunidade como algo natural ao homem e um dos seus sentidos também deve ser percebida dessa maneira, a forma de uma pessoa sentir o aroma de um prato de comida se difere da percepção da outra, os tons, as cores também não são iguais a todos.
Algumas pessoas tem o tato mais aguçado, outras escutam melhor que a maioria e essas capacidades vão ter infinitas variedades de interpretações e formas de se sentir, em escalas que ninguém ainda foi capaz de quantificar.
Com a mediunidade não iria ser diferente.
Um professor de Oftalmologia da Escola Paulista de Medicina da Unifesp, Rubens Belfort Jr. ao ser questionado ‘se as pessoas enxergavam as mesmas cores‘ aponta inúmeros motivos pelos quais as pessoas não enxergam as mesmas cores dentre as prerrogativas – de que precisaríamos ter o mesmo tipo de fotorreceptores para que isso acontecesse – uma causa bem particular “as pessoas reagem de formas diferentes a determinados estímulos”.
Por isso, a maneira que cada umbandista irá conceber a sua própria mediunidade de incorporação também irá variar de pessoa para pessoa, mas esse assunto nós deixaremos para o próximo texto!
O importante agora é que entendamos que cada um de nós viemos a este plano com o domínio de determinadas faculdades mediúnicas que tem ligação com a vibração espiritual religiosa que rege nossa ancestralidade, para concluir isso nos sustentaremos nas palavras de Pai Rodrigo Queiroz:
"Nós umbandistas nos sentimos mais pertos de Deus por estarmos na Umbanda. Eu não senti a presença de Deus na minha vida tão intensamente em qualquer outra religião que eu já tenha passado. Eu sou umbandista porque sinto Deus no meu coração quando estou no terreiro de Umbanda."
Texto
Júlia Pereira
Imagem
Pedro Belluomini
Fonte:https://umbandaead.blog.br/2017/08/26/a-mediunidade-da-umbanda-e-a-mesma-do-espirita/
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