O QUE É EXU DE UMBANDA ?

Resultado de imagem para Linha de Exú e Pombagira e o poder dos seus trabalhos espirituais

O Que É Exu? E Qual A Diferença Entre Exú Orixá E Exú De Umbanda?

Exú Orixá

Exú orixá é um dos Deuses africanos que representa a dinâmica e o inicio de tudo, este Orixá tem varios nomes só diversificando de região o pais ao qual ele foi ou é cultuado. Veja os mais comuns ao qual este ser é chamado: Eleguá, Elebara, Bara (aquele que habita o corpo), Akesan (exú de ifá), Iangi (exú do inicio da criação), Onan (Exú senhor dos caminhos), Exú Tiriri (aquele que encherga tudo), este são apenas alguns de muitos nomes aos quais este Orixá é conhecido dentro da religião africana e também no Candomblé.

Conta uma das lendas que Exú Yangi fez parte da criação do mundo, tendo como papel de mensageiro de Deus (Olodumare), assim foi ordenado que viesse a terra para saber se ela já poderia ser habitada pelos seres humanos e os Orixás. Chegando aqui não quis mais voltar a Orun (ceú), então percebe-se que logo este orixá novamente foi o primeiro orixá e ser a chegar na terra, por isso ele é o primeiro a ser reverenciado no Culto como: Agrados, Matanças, Primeiro do Xirê (canticos), etc. As Cidades africanas que ele é mais cultuado são: Ekiti, Ketu (onde se tornou rei), Ondo, Inebu, etc.

O Que É Exu De Umbanda?

Exú umbanda

Exú de Umbanda não é Exú Orixá. Por que? Exú na Umbanda são entidades ou espíritos de luz que tem por missão ajudar seus protegidos dando lhes orientação em forma de consultas de adivinhação, pois estes incorporados em seus mediuns respondem com a verdade aquilo que o consulente quer saber com a finalidade de lhe avisar de algum mal ou bem que esteja preste a acontecer, com o intuito de impedir algum mal ou lhe mostrar algum bem em seus caminhos (sua vida). 

No Candomblé esses Exús que não são Orixás são conhecidos como Ecuru ou Ekuru(próprios Eguns ancestrais) que no Candomblé já pertencem a outro típico de culto, na Africa existe um culto típico somente para este tipo de espírito (O culto aos Eguns ou Elesé Egum). Então como podem ver 

Exú Orixá não se manifesta em Giras de Exú na Umbanda, porém, algumas casas de candomblé cultuam Exús Ekurus (entidades), pois alguns devotos já vieram antes de se iniciar dentro do culto ao Orixá (candomblé) da religião da Umbanda, então ja traziam estas entidades que as vezes não querem deixar de dar suas consultas e orientações aos seus devotos. Casas de Santo como na nação de Angola tem por natureza cultuar essas entidades, mas hoje em dia é muito comum dentro do candomblé assentar estes Exús mo no Ketu, Jeje, Engenho velho, etc. Escute Pontos de Exú na Umbanda no final do artigo.

Esses exús tem nomes e histórias bem diferentes uma das outras. Na Umbanda eles são conhecidos como: Exú tranca rua, Maria Mulambo, Exú Caveira, Exú tiriri, Marabô, Padilha, Zé pelintra, Calunga, Exú mirin, Lodo, Reis das Sete Encruzilhadas, Exú veludo, Toquinho, Pinga fogo, Meia noite, Maria Navalha, etc..


As Pomba Giras Sobre  E Os Exús E Sua Definição

Pomba gira ROSA VERMELHAO termo as Pomba-Gira ou Pombo Gira  é corruptela do termo "Bombogira" que significa em Nagô, Exu. No texo você de mostra a definição de Exús.
A origem do termo Pomba-Gira, também é encontrada na história. Como nós já conhecemos as mais famosas Pomba Giras: Maria MulamboMaria Padilha, Cigana, Sete Encruzilhadas, etc. Elas São cultuadas tanto no Candomblé (ketu, angola, jeje, nago, efon) como na Umbanda (traçada ou linha branca).

No passado, ocorreu uma luta entre a ordem dórica e a ordem iônica. A primeira guardava a tradição e seus puros conhecimentos. Já a iônica tinha-os totalmente deturpados. O símbolo desta ordem era uma pomba-vermelha, a pomba de Yona. Como estes contribuíram para a deturpação da tradição e foi uma ordem formada em sua maioria por mulheres, daí a associação.

Se Exu já é mal interpretado, confundindo-o com o Diabo, quem dirá a Pomba-Gira? Dizem que Pomba-Gira é uma mulher da rua, uma prostituta. Que Pomba-Gira é mulher de Sete Exus! As distorções e preconceitos são características dos seres humanos, quando eles não entendem corretamente algo, querendo trazer ou materializar conceitos abstratos, distorcendo-os.

Pombo-Gira é um Exu Feminino, na verdade, dos Sete Exus Chefes de Legião, apenas um Exu é feminino, ou seja, ocorreu uma inversão destes conceitos, dizendo que a Pombo-gira é mulher de Sete Exus e, por isso, prostituta.
É claro que em alguns casos, podem ocorrer que uma delas, em alguma encarnação tivesse sido uma prostituta, mas, isso não significa que as pombo-giras tenham sido todas prostitutas e que assim agem.

Ponto Para Maria Padilha


A função das pombo-giras, está relacionada à sensualidade. Elas frenam os desvios sexuais dos seres humanos, direcionam as energias sexuais para a construção e evitam as destruições.
A sensualidade desenfreada é um dos "sete pecados capitais" que destroem o homem: a volúpia. Este vicio é alimentado tanto pelos encarnados, quanto pelos desencarnados, criando um ciclo ininterrupto, caso as pombo-giras não atuassem neste campo emocional.
As pombo-giras são grandes magas e conhecedoras das fraquezas humanas. São, como qualquer exu, executoras da Lei e do Karma.

Cabe a elas esgotar os vícios ligados ao sexo. Quando um espírito é extremamente viciado ao sexo, elas, às vezes, dão a ele "overdoses" de sexo, para esgotá-lo de uma vez por todas.
Elas, ao se manifestarem, carregam em si, grande energia sensual, não significa que elas sejam desequilibradas, mas sim que elas recorrem a este expediente para "descarregar" o ambiente deste tipo de energia negativa.
São espíritos alegres e gostam de conversar sobre a vida. São astutas, pois conhecem a maioria das más intenções. 

Devemos conhecer cada vez mais o trabalho dos guardiões, pois eles estão do lado da Lei e não contra ela. Vamos encará-los de maneira racional e não como bichos-papões. Eles estão sempre dispostos ao esclarecimento. Através de uma conversa franca, honesta e respeitosa, podemos aprender muito com eles.

Agora, Eu Te Pergunto:  O Que Você Sente Ao Ser Incorporado Pelo Teu Exú?

 pomba-gira-cigana Pense e depois me diga, se o que você sente não é uma poderosa força neutra que te retesa o corpo e as mãos.  Você não sente ódio, rancor, maldade, perversidade, desejo de vingança, enfim, nada da caracterização de um ser monstruoso que alguns pensam ser nossos irmãos Exus.  Não se esqueça que Exú muitas vezes é chamado de ”Compadre”, ou seja, aquele em quem você confia tanto, a ponto de dar seu filho para batizar.
Observe que, comportamentos negativos como a agressividade e sensualidade exageradas demonstradas em determinadas incorporações podem ser derivadas do próprio médium.  Se forem, o médium deve buscar conhecer e resolver o próprio problema.

Escute Um Lindo Ponto De Pomba Gira E Diz Se Você Gosta.



Fonte:http://www.juntosnocandomble.com.br/2012/01/as-pomba-giras-sobre-exus.html
EXU
Orixá que liga os humanos ao mundo dos orixás, sem Exú nenhuma comunicação com o mundo espiritual é possível, não há proteção para o terreiro nem para seus filhos.
Comemorado em 13 de junho Dia de Santo Antônio
Comemorado em 13 de junho Dia de Santo Antônio
Exú faz a guarda e distribui bençãos de fertilidadefarturaproteção astralprosperidade e boa sorte nos negócios.
Se bem tratado e agradado como se deve sabe retribuir as oferendas em dobro, mas, quando Exú é esquecido, torna-se o pior dos inimigos, fechando os caminhos e trazendo má sorte a quem se esquece dele.
Confundido com o diabo pelo exotismo de seu culto que em alguns terreiros, que chega a parecer um verdadeiro espetáculo para impressionar a assistência.
Na África na época das colonizações, foi sincretizado erroneamente com o diabo cristão pelos colonizadores, devido ao seu estilo irreverente, brincalhão e a forma como é representado no culto africano, um falo humano ereto, simbolizando a fertilidade e sexualidade.
Mas Exú não tem nada a ver com o diabo. Ele não cabe nestes padrões pois pertence a Umbanda que é outra religião.
O Exú Orixá não incorpora em ninguém para dar consultas, eles são assentados na entrada das casas de candomblé como guardiões, e em toda casa de candomblé tem um quarto para Exú, sempre separado dos outros orixás, onde ficam todos os assentamentos dos exús da casa e dos filhos de santo.

Homenagens a Exú

Dia 13 de junho comemorado dia de santo antonio/exú no candomblé
Santo Antônio sincretizado com Exú
Santo Antônio é o santo católico sincretizado nos cultos afro-brasileiros com o orixá Exú, comemorado no dia 13 de junho que é um excelente dia para simpatias de amor.
Qualquer cerimônia deve ser aberta com o Padê de Exú na qual se oferecem a Exú alimentos e bebidas votivas, etc., na intenção de que não perturbe os trabalhos com seu lado brincalhão e que agencie a boa vontade dos orixás que serão invocados no culto. Também conhecido como despacho de Exú.
Exú é sempre é o primeiro a receber as oferendas, as cantigas, as rezas, é saudado antes de todos os orixás, antes de qualquer cerimônia ou evento.

Culto a Exú

  • Dia da semana consagrado a Exú: Segunda-feira
  • Cores: vermelho e o preto;
  • Símbolo: ogó (bastão com cabaças que representa o falo);
  • Contas: com as cores  preto e o vermelho;
  • Oferendas: bodes e galos, e aguardente, acompanhado de comidas feitas no azeite de dendê.
  • Saudação: “Larôye!”
  • Padê: Existe variação deste prato de acordo com o terreiro. Em um alguidar farofa amarela, azeite-de-dendê, um acaçá e um copo de água ou cachaça, com uma vela branca que são “arriados” para Exú.

Características dos filhos do orixá Exú

Seus filhos são sensuais, dominadores e inteligentes. Gostam da vida cercada de barulho, muitas pessoas e romances de todo tipo. Adoram festas e não se prendem a ninguém, são muito impulsivos. Mas se amam alguém, dão sua vida se for preciso, sem pensar em nada. Gostam de ajudar e trabalhar, mas podem se tornar vingativos e extremamente crueis.

Exús e Pombagiras de umbanda

Trabalhos especiais, amarrações, trabalhos de sorte com Exús e PombagirasNa Umbanda cultuamos as entidades chamadas Exús e Pombagiras como ancestrais que por motivos espirituais nos trazem recados, avisos, mas totalmente distinto do orixá Exú.

Exús de umbanda

  • Tiriri,
  • Tranca Ruas,
  • Veludo,
  • Giramundo,
  • Capa Preta,
  • Pinga Fogo,
  • Caveira, etc.

Pombagiras de Umbanda

A palavra “pombagira” na verdade e um pronuncia “abrasileirada” do língua bantu africana pombogira (Pambu Njila) que é a porção feminina do mesmo Exú africano se confundiu com a entidade feminina de Exú na umbanda.
  • Maria Mulambo,
  • Maria Padilha,
  • Maria Zureta,
  • Dama da Noite,
  • Sete encruzilhadas,
  • Rosa dos Ventos,
  • Rosa Vermelha,
  • Dona Navalha,
  • Sete Saias, etc.
Fonte:http://www.raizesespirituais.com.br/orixas/exu/

Comentários