Todo umbandista ou simpatizante da nossa querida religião, sabe da importância de um banho de defesa, seja para proteção, purificação ou elevação espiritual. Nada melhor do que ir até um terreiro e receber aquela receitinha direta de um amigo espiritual. Contudo, nada nos impede de buscar pelo conhecimento que, os próprios guias um dia tiveram que aprender.
Segue então um guia para que qualquer pessoa possa preparar seu banho de ervas. Vale lembrar que tal banho só deve ser tomado da cabeça aos pés caso as ervas correspondam ao seu Orixá, caso contrário ou caso a pessoa ainda desconheça seu Orixá regente, evite molhar a cabeça, tomando tal banho do pescoço para baixo.
Modo básico para a preparação de qualquer banho:
Ervas para banho de acordo com o dia da semana:
Nesse caso você não precisa se preocupar em proteger o chacras frontal e coronário, ou seja, todos podem ser tomados da cabeça aos pés. Inclusive eles servem para a limpeza de tais chacras.
Segue então um guia para que qualquer pessoa possa preparar seu banho de ervas. Vale lembrar que tal banho só deve ser tomado da cabeça aos pés caso as ervas correspondam ao seu Orixá, caso contrário ou caso a pessoa ainda desconheça seu Orixá regente, evite molhar a cabeça, tomando tal banho do pescoço para baixo.
Modo básico para a preparação de qualquer banho:
- Esse é um momento sagrado, portanto prepare teu espírito. Busque a paz, conecte-se com o divino, seja através de orações, pontos cantados ou até mesmo uma conversa sincera vinda diretamente do seu coração e indo até as esferas elevadas de pura luz. Dica: Busque visualizar algum guia que lhe seja caro ou então visualize a própria Aruanda.
- Ervas frescas e colhidas diretamente por você sempre serão melhores, mas as ervas secas vendidas em casas especializadas também funcionam. Não há um lugar específico para comprar ou colher tais ervas, o principio é o mesmo.
- Consiga um recipiente fundo o suficiente para depositar as ervas e a água, Tenha em mente que esse recipiente precisa ser tampado, então já busque algo em sua cozinha que permita cobrir a boca do recipiente.
- Lave bem as ervas e as deposite no fundo desse recipiente.
- Ferva um litro de água.
- Após a água atingir o ponto de ebulição, despeje-a no recipiente aonde já estão as ervas e tampe. Não deixe esfumaçar, as propriedades das ervas não devem escapar com a fumaça.
- Quando esfriar você poderá coar ou não seu banho, deixe sua intuição agir nesse mister.
- Você pode misturar a água já fria do banho com água morna do chuveiro.
- Em estado meditativo, dispa-se e use o preparo como se fosse um sabonete, limpe com ele cada parte de seu corpo, nesse momento recomendo cantar pontos relacionados ao Orixá cuja a erva corresponde ou algum ponto de uma linha das 7 linhas da Umbanda. Você pode cantar em pensamento ou verbalizar, não sinta vergonha.
- Após acabar seu banho, limpe tudo, inclusive o chão. Ninguém mais precisa ter contato com as energias ali trabalhadas.
- JAMAIS BEBA essas misturas, elas são feitas única e exclusivamente para o contato externo, por mais que sejam ervas de consumo humano.
- Tome cuidado com os olhos e mucosas, respeite sua própria natureza.
Ervas para banho de acordo com o dia da semana:
- Segunda-feira: Exu, Almas, Obaluaye – levante, folha de fumo, arruda, folha de figo. Importante tomar cuidado com essas ervas, elas são fortes e servem para descarrego, dessa forma, podem causar reações energéticas.
- Terça-feira: Ogum – espada de Ogum, losna, aroeira, abre-caminho, jurubeba, São Gonçalinho, folha de manga, folhas de romã, samambaia, salgueiro.
- Quarta-feira: Xangô – barba de velho, hortelã, erva de São João, lírio, urucum.
- Quinta-feira: Oxóssi – acácia-jurema, samambaia, capim limão, guiné, alecrim, erva doce, eucalipto, manjericão.
- Sexta-feira: Oxalá – boldo (tapete de Oxalá), narciso, hortelã, erva cidreira, eucalipto, alecrim, levante, alfavaca, girassol, avenca e manjerona.
- Sábado: Iemanjá/Oxum – hortelã, lágrima de nossa senhora, rosa branca, boldo, avenca, folha de laranjeira, jasmim, alfazema, açucena, ipê amarelo, alfavaca, poejo.
- Domingo: Linha das Crianças ou Ibejada – levante, verbena, rosas, erva doce, guaraná, alecrim, trevo, folhas de anil.
Nesse caso você não precisa se preocupar em proteger o chacras frontal e coronário, ou seja, todos podem ser tomados da cabeça aos pés. Inclusive eles servem para a limpeza de tais chacras.
- Banho de mar: Ótimo para descarrego e para energização – importante ser realizado em mar com ondas. A energia salina do mar “queima” as larvas e miasmas astrais.
- Banho de cachoeira: Com a mesma função do banho de mar, só que executado em águas doces. A queda d’água provoca um excelente “choque” em nosso corpo, restituindo as energias ao mesmo tempo em que limpamos toda a nossa aura.
- Banho solar: É todo banho tomado durante o dia, mesmo que esteja nublado (sem sol). A energia solar vitaliza e energiza, pois o sol fornece o “Prana” que alimenta nossa alma.
- Banho lunar: É todo banho tomado à noite, desde que a Lua esteja descoberta (não pode haver nuvens). São os banhos que apresentam um aspecto magnético, frio, úmido e calmante.
- Arruda: Ótimo protetor astral, desagrega larvas astrais e energias enfermiças. Quebra as formações energéticas negativas resultantes de acúmulos de pensamentos negativos e de atuações do baixo astral.
- Alecrim: Desagrega energias enfermiças, limpa e purifica o ambiente, criando uma “esfera” de proteção; boa contra obsessão; afasta a tristeza.
- Alfazema: Ajuda a equilibrar nossas energias, limpa e purifica o ambiente trazendo a paz e harmonia.
- Anis-estrelado:Atua melhorando nosso humor; desperta a intuição; torna o ambiente agradável e desagrega energias negativas.
- Absinto – Losna: Em banhos,ela desagrega fluidos negativos. Na defumação, afasta influência negativa.
- Alho (casca): Desagrega as energias negativas de ordem sexual, protege contra influências negativas e purifica o ambiente.
- Artemísia: Quebra as correntes de pensamentos negativos e traz proteção.
- Bambu: Contra influências negativas.
- Botões de flor de laranjeira: Para o amor.
- Camomila: Calmante, contra depressão e ansiedade.
- Cana-de-açúcar (palha e bagaço): Dá força e vigor para enfrentar as situações do dia a dia.
- Canela: Condensador de fluidos benéficos, destrói miasmas astrais; afrodisíaco; atrai a prosperidade.
- Cebola (casca): Desagrega energias negativas de ordem sexual; afasta fluidos indesejados.
- Capim limão / Capim Santo: Bom para acalmar e trazer bons fluidos.
- Cravo: Afrodisíaco, estimulante, aumenta o magnetismo pessoal e atrai a prosperidade.
- Eucalipto: Desagrega as energias negativas e enfermiças, renova nossas energias, equilibra o emocional.
- Erva Doce: Acalma e harmoniza o ambiente, desagregando energias enfermiças e nocivas.
- Girassol (folhas):Excelente condensador de fluidos positivos; ajuda a aguçar a intuição.
- Guiné: Quebra formas-pensamento baixas e ajuda na comunicação com os bons espíritos. Bom contra obsessões de natureza sexual.
- Hortelã: Bom para proteção e contra o desânimo.
- Ipê amarelo: Para harmonizar ambientes.
- Laranja (flor, folhas e casca): Estimula o amor nos tornando mais atraentes; também torna o ambiente mais agradável e “leve”.
- Levante: Bom para proteção e abertura de caminhos.
- Limão (casca): Queima os fluidos negativos e enfermiços.
- Lírio: Bom para nos tornar mais puros, simples e humildes; estimula nosso lado compreensivo e amoroso.
- Louro (“a folha do sacerdote”): Excelente para aguçar a intuição e para a prosperidade
- Maçã (folhas, flores e casca): Desperta nossa sensibilidade ao amor e aumenta nosso poder magnético de atrair o que nos agrada.
- Malva: Acalma e desperta a sensibilidade.
- Manjericão: Ótimo para tirar as energias negativas, trazer vida ao ambiente e às pessoas; aumenta o magnetismo pessoal; atua contra a depressão e ansiedade.
- Maracujá (flor): Para fortalecer nossos laços de amizade.
- Melissa: Acalma os ânimos e nos torna mais alegres; limpa e sutiliza o corpo astral.
- Morango (folhas e fruto): Desperta o prazer em todos os sentidos.
- Noz moscada: Aguça a intuição, ajuda na comunicação astral e é boa para a prosperidade.
- Poejo: Ótima para proteção e para acalmar os ânimos.
- Pitanga (folhas): Prosperidade e proteção.
- Patchuli: Bom para o amor, a prosperidade e a intuição, fortalecendo o magnetismo pessoal.
- Salsa: Usada para a proteção, afasta a negatividade.
- Sálvia: Considerada a erva da saúde, serve para limpeza, proteção e intuição.
- Rosa branca: Desperta o amor à espiritualidade.
- Rosa vermelha: Desperta a paixão.
- Rosa cor-de-rosa: Desperta o amor maternal, filial e fraternal.
- Romã (casca e flores): Utilizada para a prosperidade, protege contra as emanações provindas da inveja e do ódio.
- Orquídea: Utilizada para a prosperidade, protege contra as emanações provindas da inveja e do ódio.
Fonte de pesquisa
http://www.fucesp.com.br/
Fonte:http://www.memoriasdeumpretovelho.com/2016/05/banho-de-ervas-guia-definitivo.html
Comentários
Postar um comentário