3 dicas para cuidar dos orixás (anjos da guarda) e entidades que nos acompanham
Acender velas, tomar banhos de descarrego, defumar a casa e fazer oferendas regulares para os orixás e entidades que nos protegem proporciona mais sorte na vida, no amor, no trabalho, mais saúde, etc.
Normalmente, a maioria das pessoas só lembra das entidades e orixás quando estão precisando de algo ou quando alguma catástrofe acontece na vida, mas é muito bom planejar rituais regulares para nos auxiliar a crescer espiritualmente e nos cercar do axé (energia divina) dos nossos orixás.
Mesmo aqueles que não são iniciados na umbanda ou candomblé, podem e devem cuidar de seu lado espiritual com métodos simples para atrair as boas energias e bençãos dos orixás e entidades de luz em geral.
Mesmo que você ainda não saiba qual é o seu orixá, (que descobrimos fazendo uma consulta ao Jogo de Búzios) ainda assim, pode perfeitamente fazer pequenos rituais para limpeza e abertura de caminhos na vida em geral.
3 dicas importantes para cuidar de seus orixá
- Rituais de limpeza espiritual aliviam o estresse causado pela exposição as energias negativas a que todos estamos sujeitos no dia a dia. Afastar essas energias e espíritos negativos nos aproxima de nosso orixá trazendo mais estabilidade emocional.
- Rituais de energização espiritual são rituais que podemos fazer para reforçar o poder de nossos protetores (orixás e entidades) sobre nós. Faz com que crie um escudo de proteção espiritual contra forças negativas lançada contra nós e propicia crescimento em todos os setores da vida.
- Oferendas as entidades e orixás devem ser feitas regularmente para atrair as bençãos de nossas entidades e orixás e fazer trabalhos e pedidos específicos.
1 – Rituais de limpeza espiritual
- Banho de descarrego: a proximidade de nosso orixá de nosso campo espiritual é uma construção que fazemos através de rituais regulares ao longo de nossa vida. Tomar banhos de descarrego regularmente pode ajudar a limpar o campo espiritual de influências negativas e trazer ótimas energias para seu dia a dia. Na dúvida do seu orixá consulte o Jogo de Búzios e utilize as ervas de Oxalá , que é pai de todos nós e suas ervas são aceitas por qualquer outro orixá.
- Ebós e sacudimentos: Estes trabalhos mais elaborados devem ser feitos somente por pais e mães-de-santo pois dependem de conhecimentos que estão acima da capacidade de pessoas leigas para realizá-los.
- Defumações: defumar regularmente o lugar onde você mora ou trabalha limpa as larvas espirituais que podem atrapalhar sua vida. Quando fazemos defumações regulares, os espíritos do bem ficam muito mais próximos de nós, para nos auxiliar nos momentos de necessidade e aflição.
Principais ervas dos orixás:
- Ogum – folhas de mangueira
- Oxossi – Folhas de cajueiro
- Omulu – Gameleira preta, ou pau-da-Angola
- Xangô – Manjericão Roxo ou para-raio
- Iansã – Manjerona, ou timbaúba
- Oxum – Alfavaca
- Nanã – Alfavaca
- Iemanjá – Alfavaca ou a folha do algodoeiro
- Oxalá – Manjericão branco (folha miúda) ou gameleira branca
Artigos sobre banhos de limpeza, banho de descarrego e ervas sagradas dos orixás
- Banhos de atração e amor para o dia das bruxas – pode ajudar você a trazer aqueleamor de volta ou seduzir aquela pessoa que nem sabe que você existe. Infalível!
- 7 ervas sagradas e seus orixás – cada orixá tem as folhas sagradas que lhe correspondem. As ervas sagradasdesempenham funções de propiciadoras e purificadoras dos elementos sagrados. Une o orixá ao seu filho. Não existe orixá sem asfolhas sagradas.
- Alecrim de Oxalá – Alecrim é uma planta muito utilizada em diversos rituais mágicosem diferentes religiões.
- Banho de descarrego, banho de limpeza e banho de rosas para crianças – criança assim como um pára-raio, pode ser afetada por larvas astrais, mau olhado; ou mesmo porfeitiços ou magia enviados a sua casa ou trabalho.
2 – Rituais de Energização Espiritual
- Acender velas: é o ritual mais importante e o mais simples a ser incorporado a sua rotina de oferendas espirituais. Se você não sabe seu orixá, a vela branca serve a todos e não há desculpa para não eleger um dia da semana como a sexta-feira, dia do orixá maior Oxalá, para dedicar uma vela ao seu orixá protetor, para que nunca falte luz e clareza em sua vida pessoal e espiritual.
- Defumar regularmente sua casa: defumar não serve só para a limpeza energética da casa, mas também para atrair as energias contidas em determinado elemento que está sendo queimado e revertê-las para o ambiente carente daquelas energias. Quando você queima açúcar em brasa por exemplo; está chamando energias de prosperidade e dinheiro, de boa absorção astral, que atrai espíritos puros para ajudar você a sair das dificuldades. Por isso, as defumações regulares com açúcar cristal trazem boa sorte e fortuna a casa.
- Banhos energizantes com as ervas do seu orixá: tomar banhos com as ervas de seus orixás pode ajudar a criar um escudo espiritual mais forte contra inveja, olho gordo e feitiços enviados contra você. Auxilia também na proximidade das entidades para os médiuns em desenvolvimento, etc.
- Amuletos, talismãs e patuás para proteção dos orixás: atraem o axé do seu orixá que estará sempre com você e dão grande proteção espiritual se forem seguidos os rituais corretos para abençoar o patuá, amuleto, ou talismã e periodicamente realizar certas cerimônias para revalidar o seu poder.
- Guias de santo, fios de conta: o uso de guias de santo, chamados de diversos nomes como fio de conta, etc, auxiliam na proteção espiritual através de determinada entidade, relacionada as cores utilizadas na confecção do fio. Devem ser abençoadas por um pai ou mãe-de-santo.
3 – Oferendas aos orixás e entidades
- Oferendas aos Exús e Pombagiras: não se faz nada sem Exú, é um ditado sabido por todos aqueles que participam da umbanda e candomblé. Nestes mensageiros depositamos nossa fé para que a comunicação de nossas preces sejam entendidas e aceitas pelos orixás, pois Exú é quem leva nossas preces para que os orixás nos concedam as graças que estamos pedindo com aquelas oferendas. Servem champanhe, cachaça, cigarros e charutos, velas, rosas e flores em geral.
- Oferendas aos Pretos-Velhos: muitas correntes de umbanda fazem oferendas regulares a Pretos e Pretas-Velhas, especialmente quando os médiuns incorporam este tipo de entidade. Servem fumo de rolo, cachimbos, café, vinho doce, etc.
- Oferendas aos caboclos: certas correntes umbandistas também trabalham regularmente com a linha de caboclos falangeiros de Oxóssi, que podem incluir também boiadeiros, índios, marinheiros, etc. Caboclos aceitam as mais diversas oferendas de acordo com a linha trabalhada como: cigarros de palha, vinhos e cachaças com mel ou melaço, ervas específicas relacionadas ao orixá que servem, etc.
- Oferendas aos orixás: depois de colocadas as devidas oferendas aos Exús e Pombagiras, os orixás são reverenciados. Cada orixá tem seu próprio ritual e é necessário a orientação de uma mãe-de-santo para realizar o ritual correto para seu orixá.
Fonte:http://www.raizesespirituais.com.br/3-dicas-para-cuidar-dos-orixas-anjos-da-guarda-e-entidades-que-nos-acompanham/
Comentários
Postar um comentário