TENDA DO SUOR - TEMAZCAL - CERIMÔNIA DE CUIDADOS E PURIFICAÇÃO

Resultado de imagem para TENDA DO SUOR - TEMAZCAL - CERIMÔNIA DE CUIDADOS E PURIFICAÇÃO


Cerimônia de Cuidados e Purificação – Tenda do Suor – Temazcal





Archie Fire Lame Deer afirma que muitas pessoas pensam que o têrmo Tenda do Suor, é suficiente para explicá-la:

“Para o nosso povo é uma cerimônia de cuidados , que dura 4 horas. É uma cerimônia espiritual.
A Cerimônia de Purificação dura um pouco menos de uma hora. As mulheres idosas apenas tem a necessidade da Tenda do Suor. Necessitam pouco tempo para purificar-se : o tempo de entrar, de sentir o vapor e sair. A mulher passa por três idades na vida; antes da puberdade, a idade da fertilidade e a menopausa. Durante sua vida a mulher caminha espiritualmente. Durante a menopausa se converte em anciã e pode ser uma mulher médica.
Enquanto o homem, vive um ciclo contínuo. Algumas mulheres compreendem realmente o sagrado de sua existência, a parte espiritual de sua vida. A maior parte dos homens não compreendem as provas pelas quais deve passar uma mulher.
Os bebês de uma semana podem ir a Tenda do Suor.
Antes da Dança do Sol, os dançarionos devem purificar-se na Tenda do Suor. Antes de cada um dos ritos sagrados, nosso povo deve purificar-se. Qualquer um poode ir a um homem médico e dizer : “Pode ajudar-me ”
O homem médico conduzirá então essa pessoa a uma Tenda do Suor , já não será um rito de purificação, mas uma cerimônia em sí mesma. Durará mais de uma hora.
Entrar na Tenda do Suor é nascer de novo, nela se ora espiritualmente e mentalmente com o fim de unir o espiritual com o mental. Orar não é recitar palavras. Queremos que suas orações venham do fundo de vosso coração, não de vossa cabeça.
A palavra (mantra) Mitakuye Oyasin (Por Todas As Nossas Relações) , engloba a familia, os animais, as plantas, as árvores, os pássaros, os peixes…formam parte de nossa família. Tudo o que Grande Espírito criou e que tem criado, é parte da família.
Isto vai, portanto, contra a crença de que não estamos em relação com os animais. O homem é um animal, mas lhe foi dado o intelecto para que seja o guardião das criaturas do Grande Espírito.
Continuando Archie Fire Lame Deer…
” A Tenda do Suor foi o primeiro rito que nos foi dado há centenas de anos. A Tenda do Suor é feita sempre no começo de cada cerimônia. Como todos os nossos ritos, foi passado por uma mulher. A maior parte de nossos ensinamentos espirituais nos foram dados pelas mulheres. Todos nascemos de uma mulher e tudo o que é criado vem da Terra.
A Inipi – A Tenda do Suor, é uma cerimônia de cuidados e purificação. É a primeira cerimônia que foi utilizada no mundo inteiro. Temos descoberto vestígios da cerimônia no Alasca, Na Sibéria, na Russia….Os antigos já a utilizavam aqui, mas abusam dela. A chamam de “sauna”Na sauna não oram, só cuidam do corpo. Perde-se o o contato com a parte espiritual da Tenda do Suor. O homem não pode purificar-se por sí mesmo, diferentemente da mulher que se purifica a cada mes, durante todo o seu período de fertilidade. Antes da puberdade e depois da menopausa, elas se animam para entrar na Tenda do Suor.
Emocionalmente…um homem deve aprender a chorar novamente. Um homem forte chora. Um homem debilitado guarda as suas lágrimas e as rechassam. Quando as guardam, isso pode destruí-los emocionalmente. Expressam sua ansiedade, querendo sair da Tenda do Suor. É idiota dizer que o homem forte não chora. Tenho visto homens fortes chorarem como bebês durante a guerra, durante os combates. Não queremos ensinar a chorar, mas sim a tirar o som que fica preso dentro deles. Queremos ensiná-los a respirar corretamente.
Deves comer sal para transpirar na Tenda do Suor. Deves abrir vossos poros para liberarem as toxinas. Esta transpiração os purifica. Muitos sentem-se em plena forma, após a Tenda do Suor, pois todos os seus poros se abrem. Uma Tenda do Suor é mais forte que uma sauna.
No principio a Tenda do Suor nos foi ensinada de certa maneira. Como as religiões de hoje em dia, se estenderam.
Nos anos 70 ser índio foi novamente bom. Pessoas que jamais se considerariam índios, voltaram e começaram a dizer : EU SOU INDIO . ”
“Para compreender como nossa religião volta às colinas, nas reservas, devem saber o que se passou nos anos 40/50. Nessa época ocultamos nossa religião para que o Negociador de Assuntos Indios, não nos destruisse, pois queria eliminar nossa espiritualidade.
Por outro alado, tentava nos prejudicar. Mas nossa religião está cada vez mais forte. A Tenda do Suor é a base. Devem conhecer seus bons aproveitamentos.
Quando voltava para os meus, com meu povo, o Guardião do Cachimbo Sagrado me perguntava se eu havia ensinado corretamente a Tenda do Suor, e quero poder dizer : Sim, efetivamente !
No princípio tudo se construía da mesma maneira, até que as pessoas encontraram outra forma, adaptada para suas visas, sua região. Na América do Norte, os Hopi têm uma Tenda do Suor construída de forma diferente, igual aos Seminole. E que eu ensino é Lakota. Nossa Tenda de suor está em relação com a astrologia, a Criação, a purificação espiritual, física, mental e emocional.
O índio ora , espiritual, física, mental e emocionalmente. O europeu aprendeu a orar física e mental, e às vezes, emocionalmente. A espiritualidade e a religião são duas coisas diferentes. Muitos não compreendem que a espiritualidade vem do coração e não da memória. Orar vem do coração.
Ninguém recebeu o poder de confessar os pecados do outro, pois não é essa a intenção do Criador. O Criador quer que cada um de nós seja seu próprio guia até o Mundo Espiritual, o Mundo do Além.
Cada um de nós é um ser sagrado. Quanto mais rápido assimila isso, mais rápido avança. Sois sagrado ! Respeitem-se ! Sómente os que se respeitarem a si próprios, respeitarão os demais. Caso contrário não esperem respeito de ninguém.
Em 1492, o “Homem Peludo” veio do Leste. Veio porque estava oprimido. Havia perdido a maior parte dos seus ensinamentos. Veio e foi acolhido por seu “Irmão Vermelho” que lhe disse :
– Te ensinarei a viver com seus irmãos, árvores e os animais. Te ensinarei a cultivar. Te ensinarei as cerimônias.
E o homem peludo do Leste aprendeu. Mas atrás dele veio o opressor com uma cruz desequilibrada, a cruz cristã demasiadamente pesada de um lado (o que não reflete a essência cristã, que é puro amor…). Nossa cruz é diferente, é equilibrada, representa as 4 Direções do Vento. Tem um círculo ao seu redor, pois tudo vai da esquerda para a direita, sempre nesse sentido. Alguns associam com as 4 raças da Terra.
Os homens marrons representam os 4 mesclados entre eles. Observem nossa Mãe-Terra, ela é marrom, pois as 4 cores mesclam-se nela. O Mundo é formado à partir das cores negro, vermelha, amarelo e branco. Se misturar as cores resulta em marrom, não se escapa disso.
Observe que este fenômeno de mescla de raças está se espalhando por todo o mundo. Sucede igualmente na Rússia, onde os asiáticos são dominantes. Uma raça marrom está prestes a nascer, e pode ser que a Rússia branca, um dia, seja coisa do passado. É algo que está acontecendo rapidamente por todas as partes.
Nossa tarefa é assegurar que nossos filhos conheçam sua língua e compreendam a necessidade transmití-la, que compreendam a terra, as plantas, as árvores, sua substância e seu poder de curar.
Fonte:http://www.xamanismo.com.br/cerimonia-de-cuidados-e-purificacao-tenda-do-suor-temazcal/

Resultado de imagem para TENDA DO SUOR - TEMAZCAL - CERIMÔNIA DE CUIDADOS E PURIFICAÇÃO

Comentários