OS EFEITOS EXTRAORDINÁRIOS DO AYAHUASCA : ABERTURA DO PORTAL PARA O MUNDO ESPIRITUAL

Imagem

Os efeitos extraordinários da Ayahuasca

Nas profundezas da floresta tropical Amazônica na América do Sul existe um segredo que foi mantido escondido do mundo por milhares de anos. Apenas recentemente esse segredo escapou das floresta e começou a ter um impacto significante na vida de um crescente número de pessoas por todo o planeta.
Esse segredo tem provido transformação profunda e mudança na vida na maioria das pessoas que o tem experimentado e algumas dessas pessoas acreditam que tem potencial para mudar o mundo.
O nome desse segredo é Ayahuasca (pronuncia-se aya-uaska).
Ayahuasca é o nome dado a uma sagrada planta medicinal que tem origem na floresta Amazônica onde vem sendo usada por milhares de anos pela população indígena local.
Entretanto, essa não é apenas uma planta medicinal comum. A maioria das plantas medicinais não alteram sua total percepção da realidade enquanto curam.
Se você viu o filme de ficção Matrix, pode se lembrar de uma cena onde o principal protagonista, Neo, tem a opção de escolher entre duas pílulas – a vermelha e a azul. O personagem Morpheus explica a Neo:
“Essa é a sua última chance. Após isso, não tem volta. Você toma a pílula azul – a história acaba, você acorda na sua cama e acredita no que quiser acreditar. Você toma a pílula vermelha – você fica em Wonderland e eu te mostro quão profundo é o buraco do coelho.”
ImagemPara muitos, tomar Ayahuasca é como tomar a pílula vermelha. A experiência de ayahuasca pode te levar a uma jornada dentro das profundezas da sua alma e revelar a maravilha das dimensões espirituais, e a sua percepção da realidade vai ser mudada para sempre. Alguns consideram isso uma experiência muito ruim, mas para outros é o próximo passo em sua evolução pessoa e espiritual.
Precisa ficar muito claro que Ayahuasca não é uma simples droga alucinógena com o propósito de viagem ou ficar chapado, é uma verdadeira medicina para a alma, e se isso parece impossível de acreditar agora então você provavelmente não está pronto para experimentar Ayahuasca. Mas se tem essa pulga atrás da orelha, que o que foi dito sobre a realidade não está totalmente claro, você pode estar pronto para a experiência. Nas palavras de Morpheus novamente:
“O que você sabe, não consegue explicar, mas você sente. Você sentiu a vida toda que tem algo errado com o mundo. Você não sabe o que é, mas sabe que está lá, como um estilhaço na sua mente, te deixando louco. ”
Se é assim que se sente algumas vezes, então você pode estar pronto para experimentar os profundos mistérios que a Ayahuasca pode te revelar.
Interessado? Deixe-me contar um pouco mais…
Então, o que é Ayahuasca?
A palavra Ayahuasca é derivada de duas palavras Quechua (Quechua é uma língua indígena da América do Sul). Aya significa espirito, ancestral da pessoa morta, e Huasca significa vinho ou corda. Portanto Ayahuasca é muitas vezes conhecida como “vinho da alma” ou “vinho da morte”.
A história da Ayahuasca é relativamente desconhecida porque não há registros escritos da região Amazônica após a invasão espanhola. Tudo o que temos são vários mitos e tradições boca-a-boca passadas pelas gerações. Entretanto, um cálice foi encontrado no Equador e acredita-se que este tem mais de 2500 anos e contem traços de Ayahuasca. Então, o que sabemos é que vem sendo usado por um longo tempo, e provavelmente muito mais.
Sabe-se também que Ayahuasca é usada em muitos países da América do Sul incluindo Brasil, Equador, Venezuela, Colômbia, Peru e Bolívia, e por pelo menos setenta diferentes tribos indígenas das Américas.
A mistura da Ayahuasca
Vista por uma perspectiva material, Ayahuasca é um remédio de sabor desagradável que é a mistura de duas plantas que crescem na floresta Amazônia. Uma das plantas é um vinho da floresta conhecido como Ayahuasca(Banisteriopsis Caapi) e a outra é uma planta verde folhosa chamada Chacruna(Psychotria viridis).
Imagem
Xamãs consideram o vinho como o mais importante ingrediente porque acreditam ser o espirito do vinho que cura e ensina, e por isso o conjunto é conhecido como Ayahuasca. Entretanto, ambas as plantas são essenciais na mistura.
Uma das coisas realmente interessantes sobre Ayahuasca é a complexidade das interações químicas que assumem a frente para tornar a experiência possível. Especialmente considerando que foi descoberto por pessoas “primitivas” da floresta.
A planta Chacruna contem altas quantidades de DMT (dimetiltriptamina), um poderoso psicoativo que permite um poderoso efeito visionário comum a muitas experiências de Ayahuasca. O interessante do DMT é que ele já existe naturalmente dentro do cérebro humano (acredita-se que é criado na glândula pineal que é normalmente associada ao terceiro olho).
O pesquisador americano Dr. Rick Strassman investigou os efeitos do DMT dando altas doses a 60 voluntários ao redor de 5 países. Ele concluiu que a glândula pineal libera DMT quando uma pessoa está próxima da morte, e o DMT então nos conecta ao mundo espiritual. Você pode ler mais sobre seu trabalho no livro DMT: A molécula do espírito.
Entretanto, em circunstancias normais DMT não consegue ter nenhum efeito quando ingerido oralmente porque é destruído por uma enzima no estômago conhecida por Monoamina Oxidase A (MAO-A).
E então a química do vinho tem início. O vinho de ayahuasca contem três alcaloides primários – do beta-carbolina deriva-se harmina, tetrahidroarmina (THH) e harmalina. Esses três alcaloides são potentes inibidores das enzimas MAO-A. Permitindo assim que o DMT passe pelo estômago e chegue ao cérebro, produzindo efeitos visionários.
Há mais do que isso, porque acredita-se que a química do vinho faz muito mais do que simplesmente habilitar o DMT. Como dito anteriormente, xamãs acreditam que é o vinho o mais importante componente, e não o DMT. É dito para imaginar que Ayahuasca é como se fosse uma caverna, e o DMT então é a tocha de fogo que ilumina a caverna.
Dito isso, não deixe que a complexidade da química te engane e te faça acreditar que a experiência com Ayahuasca não passa de interações químicas no cérebro. Essa química de alguma forma possibilita a experiência, mas não é a própria experiência. Pode ser feita uma analogia com os componentes do seu computador, que trabalham todos juntos para permitir que você use a internet. Mas o seu computador não é a internet – apenas permite que você acesse-a. Igualmente, a química da ayahuasca permite entrar e vivenciar as grandes realidades espirituais do universo. Podemos dizer que te permite acessar a uma internet cósmica.
A cerimônia de Ayahuasca
Ayahuasca é tradicionalmente experimentada numa cerimônia a noite. A cerimônia deve ser liderada por um Xamã (também conhecido como Curandeiro ou Ayahuasqueiro) que foi treinado por muitos anos e desenvolveu uma relação próxima, talvez até simbiótica, com o espírito das plantas.
O lugar da cerimônia é frequentemente uma grande oca na floresta conhecida como maloka que é usualmente octogonal ou decagonal de forma que os participantes se espalhem em círculo pela sala, de face para o centro. Tradicionalmente xamãs preferem que as pessoas sentem-se durante a cerimônia, mas a maioria dos centros permitem e até fornecem colchonetes para que os participantes possam se deitar.
Imagem
No início da cerimônia, o xamã ira proteger o espaço e os participantes das energias negativas e maus espíritos soprando uma sagrada fumaça de tabaco conhecida como Mapacho. Então cada pessoa no círculo irá revezar para ir a frente e tomar um copo de ayahuasca antes de retornar para seu lugar.
Quando cada um tiver bebido a sua dose, o xamã apagará todas as luzes na sala e o resto da cerimônia prosseguirá em escuridão total.
As cerimônias duram em média de 4 a 6 horas e os efeitos da Ayahuasca surgem por volta de 20 a 45 minutos após beber.
Durante a cerimônia, o xamã irá entoar cantos sagrados conhecidos comoIcaros com o propósito de chamar os espíritos que assistirão na cura, proteção e no ensino do conhecimento.
A experiência de cada pessoa é única, e o espírito da Ayahuasca irá trabalhar em cada um de uma forma diferente. Algumas pessoas recebem lindas visões que normalmente contém significados simbólicos ou emocional. Outros receberão ou terão comunicação com espíritos.
Não é muito bom falar sobre os efeitos da Ayahuasca porque é importante que a pessoa vá para a experiência com o mínimo de expectativa possível.
Portal para o mundo espiritual
“Não estamos falando sobre agentes passivos de transformação, estamos falando sobre uma inteligência, uma consciência, uma outra mente viva, um espirito, que obviamente não tem lugar na nossa sociedade. A natureza está viva e falando conosco. Isso não é uma metáfora” – Terrance McKenna.
Espiritualidade é o centro da experiência com Ayahuasca. Se você não acreditava no mundo espiritual antes de tomar Ayahuasca então provavelmente tem uma opinião diferente agora. No mínimo terá algumas perguntas difíceis de responder. Alguns cientistas tentarão explicar tudo como meras alucinações na mente, mas existe indubitavelmente muito mais do que isso, e somente experimentando você pode entender.
Muitas pessoas estão agora acordando para o fato que nós vivemos num universo espiritual multidimensional onde consciência é primaria e existem muitos diferentes níveis para o que a gente conhece como realidade. Até muitos cientistas estão vagarosamente começando a entender isso. Assista ao filme What the Bleep do We Know? para alguns exemplos disso.
Xamãs de diferentes culturas indígenas ao redor do mundo dizem que todas as coisas no universo são feitas de espirito, e tem consciência, e inclusive as plantas são seres conscientes. Algumas plantas são inclusive professores mestres e a Ayahuasca é uma delas.
Ayahuasca nos transporta para o mundo espiritual onde tudo é pura imaginação e a objetividade é quase insignificante. Isso não pode ser entendido por uma mente ocidental racional. Uma das lições que a Ayahuasca nos ensina é que a mente racional que procura segregar todas as coisas é a causa de muitos dos nossos problemas e aflições.
Os benefícios de beber Ayahuasca
Ter as portas da percepção abertas não é o principal benefício de beber Ayahuasca. Para muitos, beber ayahuasca é o início de um processo de descoberta e profunda transformação espiritual e pessoal.
A experiência de cada um é única e suas dádivas são muitas e diversas. Estes são alguns dos mais comuns benefícios reportados sobre beber Ayahuasca.
Limpeza e purificação
A maioria das pessoas que participaram de cerimônias com Ayahuasca vão experimentar pelo menos uma “limpeza”. Podemos dizer que a limpeza é como um serviço de carro mas para um ser humano. Uma limpeza de ayahuasca normalmente envolve muito vômito (e as vezes muitas fezes) mas você não está simplesmente ejetando coisas físicas. A limpeza purifica de toda energia tóxica e emoções que foram mantidas em seu sistema juntamente com suas ignorâncias.
Isso pode soar um pouco grosseiro e é verdade que a limpeza não é nada divertida nem agradável, entretanto SEMPRE vale muito a pena. Frequentemente após uma limpeza você se sente como tivesse um novo corpo e um profundo bem estar que frequentemente dura por muitos dias, semanas, e até meses.
Assim como seu carro se sente novo após um bom serviço, você se sentirá novo após uma limpeza de ayahuasca.
Cura física e emocional
Diferente da maioria das plantas medicinais, a química da ayahuasca não possui propriedades curativas, entretanto existem incontáveis pessoas que vivenciaram incríveis curas bebendo ayahuasca. Essas curam se encaixam em 3 categorias – física, mental e emocional, embora elas estejam conectadas de alguma forma.
Pessoas tem usado ayahuasca com sucesso para curar todos os tipos de tormentos físicos incluindo doenças crônicas e terminais como tumores e câncer. Não há muitos casos cientificamente registrados para verificar essa afirmação, mas basta conversar com alguém que vem trabalhando com ayahuasca por muito tempo e eles te dirão basicamente que eles testemunharam pessoalmente um grande número de curas incríveis.
Ayahuasca é provavelmente ainda mais efetiva na cura mental e emocional.  Para pessoas que sofreram traumas em suas vidas como abuso sexual, físico ou emocional, a ayahuasca costuma ter um efeito incrível ajudando-as a superar quaisquer vestígios que ainda restem.
Não é fora do comum escutar pessoas dizendo que apenas uma cerimônia de ayahuasca foi muito mais efetiva e benéfica que 10 anos de psicoterapia.
Fim da depressão
Uma das mais comuns condições que a ayahuasca é muito efetiva é curando depressões. Eu conversei pessoalmente com muitas pessoas que sofreram de depressão profunda (por muitos anos) até que experimentaram Ayahuasca. Não é incomum encontrar pessoas que acabaram com a depressão (para nunca mais voltar) com apenas duas sessões de ayahuasca.
Na minha opinião, a maioria dos casos de depressão é causado por um lapso de conexão espiritual, um problema que infelizmente é muito comum na sociedade ocidental. Ao nos reconectar com o mundo espiritual, nosso verdadeiro lar, Ayahuasca ajuda a curar a tristeza e despachar o aflito constante das nossas vidas.
Recuperação de vícios
É comum ver pessoas se recuperando de todos os tipos de diferentes vícios após experimentar Ayahuasca. Vícios em drogas e álcool são efetivamente tratados com Ayahuasca e inclusive existem alguns centros como o Taki Wasi que são especialistas em ajudar pessoas viciadas usando Ayahuasca e outras plantas medicinais.
Profunda apreciação da vida e mais gratidão
Eu acredito que uma das maiores dádivas que a Ayahuasca nos traz é a profunda apreciação da vida. A conexão que a ayahuasca ajuda a sentir te torna muito mais apreciador da natureza, da vida, do universo e de como isso tudo está interconectado. Quase sempre finalizo cada sessão de ayahuasca com um grande sentimento de gratidão pela minha vida, e por todos que estão nela.
Maior entendimento sobre você mesmo
A questão Quem sou eu? provavelmente já foi perguntada por cada ser espiritual que caminha sob a Terra. Você pode passar a vida toda tentando responder essa questão e ainda assim não chegar a nenhuma resposta. Não posso garantir que Ayahuasca irá responder essa pergunta, mas irá certamente revelar muitas coisas sobre você mesmo que não tinha consciência. Ayahuasca ajudará a despir todas essas camadas de besteira que frequentemente encobrem nosso julgamento e nos previne do verdadeiro entendimento sobre nós mesmos.
Consciência expandida e estado consciente.
Um dos grandes benefícios de tomar ayahuasca é o estado de consciência expandida que você quase certamente irá vivenciar durante uma cerimônia e muitas vezes pode experimentar um grau muito alto de consciência.
A maioria dos problemas do mundo é causado por um lapso de consciência. Quando você está operando com altos graus de consciência então não é necessário que te digam qual é o jeito certo de viver. Não precisam te dizer para não poluir, não roubar, não ser egoísta, não ser arrogante, não ser um completo idiota, etc. Essas coisas naturalmente parecerão detestáveis. Uma vez que você experimenta um alto grau de consciência então nunca mais será a mesma pessoa novamente.
Muitas pessoas dizem que Ayahuasca ajudou-as a se tornarem pessoas muito melhores.
Criatividade melhorada
Muitas pessoas criativas (ou até quem não se considerava criativo) tiveram a criatividade bastante melhorada após experimentar ayahuasca. Frequentemente músicos escrevem melhores letras, artistas pintam melhores quadros e escritores escrevem melhores livros.
Se você sentir que em algum lugar dentro de si existe uma faísca da criatividade que precisa ser acesa então provavelmente a ayahuasca te ajudará com isso.
Encontrar o propósito da vida
Pela experiência de conversar com pessoas após as cerimônias, pude ver que a Ayahuasca ajudou a tornar mais claro o propósito da vida de muitos. É extremamente comum ver pessoas fazendo mudanças radicais em suas vidas após tomar Ayahuasca. Com frequência encontramos pessoas que deixaram suas carreiras ou empregos que nunca haviam gostado porque de repente ficou claro como um cristal o que eles deveriam fazer em seguida que adicionaria mais significado ou mais felicidade em suas vidas.
Conexão profunda com a natureza
Se você assistiu ao filme Avatar e ficou tocado pelo modo como o povoado N’avi eram profundamente conectados com o seu ambiente natural então deve estar interessado em saber que uma conexão como essa não existe apenas em filmes. Sob influência da Ayahuasca muitas pessoas reportam experiências de profunda conexão com a natureza que frequentemente mudam suas vidas e o modo que elas veem o mundo. E essa conexão não necessariamente desaparece quando os efeitos do medicamento acabam.
Livre do que a sociedade impõe
Nós somos todos produtos do condicionamento social. Conforme crescemos, nossos amigos, família e sociedade tem uma grande influência no tipo de pessoas que vamos nos tornar, e de muitas maneiras nosso condicionamento social é o que molda nossa percepção da realidade. A superação do condicionamento social é um imenso desafio para muitos, que frequentemente sequer estão ligados que isso é um problema. Ayahuasca permite-nos enxergar como a gente foi condicionado a vida toda e particularmente os aspectos do nosso condicionamento que são nocivos ao nosso crescimento espiritual. Somente através do conhecimento e consciência podemos começar a nos livrar desse controle que está nos impedindo de ser tudo o que podemos verdadeiramente ser.
A ayahuasca é um milagre da medicina?
Enquanto não há dúvidas que Ayahuasca está causando efeitos milagrosos em algumas pessoas, é importante frisar que Ayahuasca definitivamente não é uma panaceia ou um milagre que cura de tudo. Nem todo mundo é curado pela ayahuasca e nem todos conseguem aquilo que querem. Na verdade se você decidir trabalhar com ayahuasca é essencial que mantenha suas vontades e suas expectativas num mínimo absoluto. Pessoas com grandes expectativas normalmente não encontram o que procuram.
Algumas vezes as doenças existem para servirem como uma poderosa lição em nossas vidas e para curar a doença devemos primeiramente entender a lição. Acredita-se que ayahuasca não entrará no caminho das nossas mais importantes lições e nem nos permitir trapacear. Ela pode oferecer várias dicas e pistas mas as vezes é necessário que a gente entenda a lição por nós mesmos.
Ayahuasca é certa para mim?
É dito que ninguém escolhe a Ayahuasca, a Ayahuasca escolhe você . Após ler esse artigo você provavelmente já consegue sentir se a experiência é certa ou não para si.
É importante frisar que não existe certo ou errado, deveria ou não deveria. É uma decisão muito pessoal que só você pode tomar. Beber ayahuasca definitivamente não é como caminhar pelo parque. É geralmente uma experiência espiritual muito poderosa que pode literalmente explodir as portas da percepção – e nem todo mundo está pronto para esse tipo de experiência.
Muitas vezes ouvimos pessoas dizer “Eu quero muito tomar Ayahuasca mas eu não me sinto pronto ainda”. Isso é perfeito. Siga a sua intuição. Se você realmente sentir que deve esperar, então espere. Entretanto, se é somente medo que está no caminho então deveria olhar mais profundamente para esses medos. É perfeitamente normal entrar numa cerimônia de ayahuasca sentindo medo. Às vezes é necessário 10 cerimônias ou mais para esse medo inicial ir embora.
Existem alguns problemas de saúde que você precisa estar atento antes de beber ayahuasca. Garantindo que esses problemas não te atrapalhem então beber ayahuasca deve ser totalmente seguro. Nas palavras do grande Terrance McKenna “a única coisa que você provavelmente vai morrer é de admiração”.
Dito isso, é extremamente importante que você tome Ayahuasca com um xamã experiente. Tomar por sua conta é definitivamente não recomendado, não inicialmente pelo menos. Você estará entrando em um território muito não familiar e é importante que tenha um guia experiente para te ajudar caso qualquer problema apareça.
E agora?
Se você está sentindo o chamado então pode ser hora de agendar uma sessão de Ayahuasca. É interessante que as pessoas participem de pelo menos três sessões em um curto período de tempo quando iniciantes porque assim poderão sentir de fato como é a experiência com Ayahuasca. Seja qual for o caminho que você escolher, te desejo o melhor.
Fonte:https://caradeego.wordpress.com/2014/02/14/os-efeitos-extraordinarios-da-ayahuasca/

Postagens mais visitadas deste blog

TESTE PARA SABER SE VOCÊ É SENSITIVO

OS TIPOS SENSITIVOS E QUE CUIDADOS TOMAR

CONHEÇA 10 ÁRVORES SAGRADAS