Pular para o conteúdo principal

CONHEÇA 10 ÁRVORES SAGRADAS

carvalho,a árvose sagrada dos druidas

CONHEÇA 10 ÁRVORES SAGRADAS

As árvores, seres de vida muito extensa e de funções extremamente relevantes ao ecossistema planetário, eram entes sagrados nas culturas antigas, dotadas dos mais altos poderes simbólicos: desde o oráculo de Zeusem Dodona que se manifestava num carvalho, ao freixo sagrado Yggdrasildas culturas nórdicas, ou ainda a figueira sob a qual Buda alcançou o nirvana. No seu sentido mais geométrico a árvore representa um eixo vertical ramificado nos extremos que liga dois infinitos opostos: o céu e a terra, e serve de referência ou guia do homem na sua caminhada para o conhecimento. A árvore sagrada era vista em diferentes culturas como o eixo do mundo, Axis Mundi, signo da regeneração da comunidade. O druida na cultura celtaera considerado simultaneamente vidente, curandeiro e filósofo. Há árvores centenárias ou milenares ainda vivas. Se fosse possível aprender com elas, com certeza a evolução dos seres humanos teria tomado outro rumo.
Confira nossa lista.
1- Carvalho:
carvalho 001
Árvore símbolo adotada pelos Druidas célticos, essencialmente escolhida por sua imponência e por sua longevidade.
2- Axis Mundi:
axis mundi
Árvore que torna possível a ligação entre os seres humanos e os deuses.
3- Yggdrasil:
yggdrasil
Árvore da vida dos nórdicos. (A mitologia nórdica exerce extrema influência em algumas religiões atuais)
4- Baobá:
Baoba 001
Árvore africana sagrada, há especulações de que esta árvore tenha se tornado sagrada primordialmente pelo fato de ela armazenar em média 120.000 litros de água.
5- Árvore da Vida:
arvore da vida
Árvore que aparece em Gênesis 2:9 (Então o Senhor Deus fez nascer do solo todo tipo de árvores agradáveis aos olhos e boas para alimento. E no meio do jardim estavam a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal). Novamente encontramos a representação da serpente como no Yggdrasil.
6- Piteira:
piteira-do-caribe 001
piteira 2
Asteca, geralmente o Xamã da tribo se alimentava com a seiva da Piteira.
7- Virola:
virola
Árvore enteogena sagrada na região da Colômbia. Povos locais utilizam-se da Virola em pó para encontro com os deuses até hoje.
8- Iroko:
Iroko1
Sagrada para Candomblé africano está ligada a fecundidade e longevidade. A madeira da Iroko é hoje muito utilizada na construção civil. No Brasil algumas vertentes do Candomblé atribuem também a Ganeleira Branca e a Jurema Preta.
9- Oliveira:
oliveira
Simbolicamente foi uma oliveira florida o dom que Atena ofertou no concurso para a escolha do nome da cidade que ficou nomeada sob a sua proteção, pois venceu junto do júri dos deuses. A oliveira florida, promessa de fruto, dá origem ao azeite, o óleo sagrado, que tempera, alimenta e ilumina. Christos em grego significa ungido pelo óleo sagrado.
10- Wang – A árvore do homem:
WANG
Os três traços horizontais do símbolo wang representam o céu, o homem e a terra, por ordem descendente, ligados verticalmente por um quarto traço, o espírito. O homem referido é o homem universal que tem como função ser mediador entre o céu e a terra, através do seu pensamento.
“A arte é a contemplação; é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que a natureza também tem alma”. Auguste Rodin
A Samauma é a “Mãe da Floresta”. Para os Ticunas, tribo amazônica, o mundo nasceu dela.O caboclo se comunica pelo som produzido na batida no tronco da Samaúma, pois ela retém água em seu tronco e a vai liberando, na época da seca, mantendo a hidratação das árvores ao redor.
Ela produz paina, utilizada como enchimento de coletes salva-vidas.
O nome científico da Samaúma é Ceiba petandra e em todos os países da América latina ela é sagrada e árvore símbolo, conhecida como El Ceibol. Em Cuba, há uma praça chamada El Templete, onde nasceu Havana, onde existe um Ceibol e um pouco de terra de todos os países latino-americanos.
No jardim botânico do Rio de Janeiro, tem uma Samaúma enorme, onde Tom Jobim buscava inspiração.
O curupira, com seus pés virados para trás é o protetor das matas e vive na Samauma.
Nos cemitérios indígenas da Amazônia sempre há uma Samaúma. Alguns pajés fazem trabalho de cura aos pés da Mãe da Floresta.
É a maior árvore da floresta.
(Frisamos que todas as árvores são sagradas, e devem ser preservadas, há toda uma troca de energias no contado com a força energética contida numa árvore, quem nunca abraçou uma árvore, encostou sua cabeça sobre seu tronco, está perdendo o colo da mãe natureza. Abaixo estamos colocando alguns textos falando sobre algumas, mas fora essas que estão aqui relatadas tem várias outras, como a Jaqueira, Amendoeira, Jurema, que merecem um texto a parte. Lembramos que hoje dia da Árvore, devemos pensar em enriquecer nossa flora, preservando. Porque preservando a natureza estaremos preservando a nós próprios, boa leitura – by Cris)
Fonte:https://orixaessenciadivina.wordpress.com/2015/09/21/conheca-10-arvores-sagradas/comment-page-1/

Postagens mais visitadas deste blog

OS MELHORES BANHOS DE DESCARREGO DA UMBANDA

Chegou a segunda-feira! Você tomou aquele banho no final de semana?! Não! Não é que só se deva tomar banho no fim de semana, mas sempre devemos reservar um dia para tomar um banho de descarrego a fim de nos livrar dos maus espíritos e das energias negativas que acumulamos todos os dias sem perceber, correndo atrás da nossas realizações amorosas e profissionais. Não importa o dia, o que vale é estarmos limpos, pois, a sujeira espiritual às vezes é tanta que ofusca a nossa visão, e tanto estresse e correria termina por nos desviar do contato com os nossos orixás e com os nossos guias espirituais, além das coisas que mais queremos na vida. Cabe refletir: Do que estamos precisando nos livrar? O que está tão agitando e bagunçado na nossa vida e que está nos impedindo de caminhar pra frente com nossos projetos? Até as crianças ficam irritadas ou doentes e não encontramos o motivo. Para elas, um bom banho com alecrim da horta ou rosas brancas são indicados para tirar as energias ruins sem deixa…

BANHOS DE ATRAÇÃO E AMOR NA UMBANDA

Aniz estrelado - muito usado em magia e banhos de amor e atração Banhos de atração e amor
Tomar banhos de atração e amor no “Dia das Bruxas” pode ajudar você a trazer aquele amor de volta ou seduzir aquela pessoa que nem sabe que você existe. Afinal o que significa o “Dia das Bruxas” no hemisfério sul e como utilizar esse dia mágico ao seu favor?
Banhos de atração e amor
O  “Dia das Bruxas” no hemisfério sul representa a comemoração de Beltane que é o festival da fertilidade, simbolizando a união entre as energias masculina e feminina, onde os pagãos comemoram o casamento dos Deuses. Durante o festival, eram acesas fogueiras nos topos dos montes e lugares considerados sagrados, sendo um ritual importante nas terras Celtas. E como tradição, as pessoas queimavam oferendas como, por exemplo, totens ou animais para que o poder do fogo fosse passado ao rebanho e, pulavam as fogueiras para que se enchessem das mesmas energias poderosas. Representa o início do Verão e marca a morte do Inverno, send…

TESTE PARA SABER SE VOCÊ É SENSITIVO

Acho que sou sensitivo: como descobrir e ter certeza que possuo este dom?
Há alguma maneira de saber se eu realmente sou sensitivo? Será que possuo um sexto sentido aguçado? Será que sou uma pessoa intuitiva?
Acredite estas não são perguntas exclusivamente suas.  Muitas pessoas costumam fazer a si mesmas estes questionamentos, motivadas por eventos casuais e atípicos do dia a dia, como sensações estranhas, emoções aparentemente sem explicação, coincidências etc. Mas existe uma forma de saber se sou sensitivo? Através de algumas considerações simples e diretas, você pode ter uma noção exata do grau de suas habilidades intuitivas. Confira a seguir a avaliação que preparamos para você tirar esta dúvida: pense bem em cada uma das perguntas, responda-as sinceramente e confira os resultados do teste ao final do artigo. Teste do sou sensitivo: responda sim ou não e saiba o nível do seu sexto sentido Você irá aferir o teste do "Sou sensitivo?" somando a quantidade de vezes que responder pos…