CONHEÇA AS DIFERENÇAS ENTRE MAGO,BRUXO,FEITICEIRO,XAMÃ E PAJÉ

Conheça as diferenças entre Mago, Bruxo, Feiticeiro, Xamã e Pajé


É normal que muitas pessoas façam confusões sobre a diferença de cada um dos termos; Mago, Bruxo, Feiticeiro, Xamã, Pajé..., contudo existe um motivo para toda esta miscelânea; é que ambos os termos de acordo com a terminologia da palavra em nossa língua, são palavra sinônimas, isto quer dizer que possuem o mesmo significado. Além disso há uma falta de conhecimento sobre o assunto gerando assim interpretações erradas. Costuma-se atribuir características pessoas e distintas a cada um dos termos. Irei destacar algumas diferenças aceitas universalmente. É possível que uma minoria de ocultista discorde das definições, no entanto estas explanações são aceitas pela maioria dos estudiosos, ocultistas e escolas mágicas.

PAJÉ
Guia espiritual dos indígenas, uma mistura de sacerdote, feiticeiro com médico.
Como sacerdote o pajé cuida da educação espiritual de todos da tribo, promovendo rituais comunitários em adoração aos deuses. Ele também cuida dos sacrifícios nos cultos, assim como é consultor de assuntos importantes relacionados ao destino da tribo na coletividade ou do índio na individualidade. Em certos casos o pajé acumula também o cargo de Chefe da tribo, não havendo, portanto cargo mais importante na sociedade indígena.  Como médico, possui a função de diagnosticar a doença e promover a cura com o auxilio de ervas e rituais denominado; PAJELANÇA, que nada mais é do que um feitiço ou bruxaria feito por um pajé.  Como feiticeiro, possui o conhecimento do oculto para fazer poções e venenos.
   
Pajé (Tatá) ornamentado com seu Cajado e  Pajé (Tonho) com seu chocalho
XAMÃ
Acredita-se que os Xamãs controlam todos os espíritos; bons ou ruins. Eles são os feiticeiros indígenas de certos povos do norte da Ásia, norte da América e dos esquimós. Sua religião é conhecida pelo nome de XAMANISMO.
  
As vestimentas ritualísticas dos feiticeiros Xamãs, são compostas de pele  de animais
FEITICEIRO (A)
Aquele que se dedica a pratica de feitiçaria. Geralmente não segue nenhuma corrente filosófica.  Seus feitiços estariam relacionados a encantos e seduções. Feitiço seria a transmutação de algo, uma mudança do natural através de palavras e gestos.

Muitas Bruxas por praticarem Magia Branca, preferem serem chamadas de Feiticeiras. No entanto Feiticeiro pode ser usado tanto para praticantes de Magia Branca como para praticante de Magia Negra.
  
Feiticeiro Africano com seu Cajado e Feiticeiro da Swazilândia vendo o futuro nos ossos
BRUXO (A)
Bruxo nada mais é do que aquele que pratica bruxaria. Bruxaria é sinônimo de Magia Negra (ato de usar as forças da natureza para influenciar negativamente as pessoas e os fatos). Todo aquele feiticeiro que pratica magia negra é denominado bruxo.

“Para perceber a diferença, observe aquele tão famoso seriado da televisão, " A Feiticeira" ; Onde a personagem principal, Samanta e designada com o termo de Feiticeira por ser uma bruxinha boa, Já não ocorre o mesmo com sua mãe, está é literalmente é uma Bruxa.”

Durante a inquisição, todas as mulheres que se manifestavam feministas, inteligentes, sensitivas eram consideradas pelas igrejas católica e protestante, como uma bruxa,  julgadas e condenadas a morte. O curioso destes julgamentos era que em muitos dos casos bastava à mulher confessar-se bruxa e mostrar-se arrependida diante de Deus, que automaticamente seria absorvida pelo inquisidor.

BRUXAS CONDENADAS A MORTE: Muitas das vezes as mulheres eram colocadas em um enorme poço, se elas nadassem e chegasses a borda, seriam consideradas bruxas, neste caso a sentença era a morte na fogueira. Porém se elas não soubessem nadar e morressem afogadas isto provaria que na verdade elas não eram bruxas e sim uma simples mulher. Então o inquisidor publicamente a considerava inocente das acusações de bruxaria, mandava enterrava seu corpo e providenciaria o encaminhamento de sua alma para o céu.

Um dos casos mais famosos (Isso para não dizer o mais absurdo), foi o que aconteceu com a Joana D´Arc. Esta jovem teria sido acusada de ser uma bruxa. Segundo os juizes eclesiásticos, além dela ser uma bruxa, as vozes que ela ouvia era do Diabo. Em 30 de maio de 1431 com 19 anos, Joana D'Arc foi condenada a morrer na fogeuira. O absurdo veio depois; em 1920 o Papa da igreja Católica Bento XV, afirmou que houve um engano na condenação de Joana D'Arc, Não era a voz do DIABO que ela ouvia, e sim a voz de DEUS. (...As vozes de Deus e do Diabo deviam ser bem parecidas para a igreja católica cometer esse engano...). Para redimir todo este engano, o Papa conduziu a alma de Joana D'Arc ao reino do céu e autorizou o culto e veneração a Joana D'Arc. Promovendo ela a categoria da SANTA JOANA D'ARC, seu dia santo no calendário católico é 30 de maio. Dentre todas as histórias de santos a de Joana D'Arc é a mais incrível, onde se misturam, histórias, patriotismo, fé, religião e bruxaria...
Para acrescentar; A bruxa e Santa Joana D'Arc é considerada heroína da França, onde possui um dia oficial dedicado a sua memória.

A Bruxa Joana D'Arc foi condenada a morre na fogueira
Entre as bruxas da ficção infantil destacam-se:
A bruxa da estória de Branca de Neve; com a famosa frase; "Espelho espelho meu, existe alguém mais bonita do que eu?" e a Bruxa Cuca, personagem do folclore brasileiro, difundido pelo escritor Monteiro Lobato em seus livros e contos.

O Termo Bruxa e Bruxo são usados atualmente para designar aqueles feiticeiros que praticam a Magia Negra e são geralmente maus.  Mas existem bruxas boazinhas, praticam feitiços de magia branca e fazem porções com um teor de sedução e sensualidade e as vezes com a intenção de cura.

A Bruxa Laurie Cabot, pratica bruxaria há mais de 40 anos. É conhecida como " A Feiticeira Oficial de Salem" e administra cursos e seminários sobre a feitiçaria como ciência. É fundadora de Witche´s League for Public Awareness. Está sempre na mídia dos Estados Unidos. Ela veste sempre suas capas de Bruxa em público. Vive em Salem, , Massachusetts. E já publicou diversos livros.

Seu Livro O PODER DA BRUXA, (A Terra, a Lua e o Caminho Mágico Feminino), é um perfeito manual para bruxaria. Com conceitos de como é e como vive uma bruxa moderna nos dias de hoje.

Bruxa Laurie Cabot fazendo uma poção
Para saber mais sobre Bruxa Laurie Cabot
A Bruxa de Salem: Laurie Cabot
CLLIQUE AQUI: http://www.sobrenatural.org/materia/detalhar/9719/ 


MAGO
Simplesmente é aquele que faz magia. Geralmente os Magos são conhecedores das forças da natureza e do pensamento, lidam com essa forças em benefícios próprio e de seu semelhante. É como se fosse um Bruxo, só que geralmente são bonzinhos e detentores de uma grande sabedoria oculta, (ocultismo / esoterismo). E está sempre estudando e lendo.

MERLIN O MAGO MAIS FAMOSO DE TODOS OS TEMPOS:
As histórias antigas que falam sobre o Mago Merlin são do começo do século 10, onde consta que Merlin era um profeta, mas o papel dele foi evoluindo gradualmente como mago e conselheiro, ativo em todas as fases da administração do reinado do Rei Arthur. Ele foi aparentemente chamado ao nascer com o nome de Emrys em Caer-Fyrddin (Carmarthen). Só depois ele tornou-se conhecido como Merlim, uma versão latinizada da palavra gaulesa, “Myrddin”. Existe muita lendas a seu respeito:
Depois do nascimento de Arthur, Merlin se tornou o tutor do jovem menino, enquanto ele crescia com o seu pai adotivo, Senhor Ector . No momento definindo da carreira de Arthur, Merlin organizou uma competição da espada-na-pedra pela qual o rapaz se tornou o rei. Depois, o mago conheceu a mística Dama do Lago na Fonte de Barenton (na Bretanha) e a persuadiu a presentear o Rei com a espada mágica, Excalibur. Nos romances, Merlin foi o criador da Távola Redonda e está sempre ajudando e dirigindo os eventos do rei e do reino Camelot.
     
Ilustrações do Lendário Mago Merlin com seu Cajado e com Livros
# Magos Destaques
Existe muitos Magos antigos que merecem destaques, porém vou citar o nome de Aleister Crowley (nasceu em 1875-faleceu em 1947), apesar de ser considerado Mago eu prefiro o termo Bruxo, afinal ele era um Mago Negro (praticava magia negra), era satanista, pornográfico, toxicômano... e ainda era inteligente! Pertenceu a ordem dos templários e escreveu diversos livros como; Manchas Brancas e provavelmente o Livro das Sombras. Sua vida e obra têm suscitado um crescente interesse em nossos dias. A principal base de seus ensinamentos é o Livro da Lei, poema de sua autoria. O Crowleyanismo misturado com o Gnosticismo, é considerado por seus seguidores nos dias atuais como uma verdadeira religião.

Bruxo Aleister Crowley, usando sua vestimenta para rituais e com sua varinha
Um dos Magos mais importantes no Brasil na década de 80 foi o Mago Kaanda Ananda. Protagonista de um programa exibido pela rede Bandeirante de Televisão. O mago Kaanda Ananda com magia e seus ensinamentos ajudava muitos dos telespectadores com seus problemas além de manter uma escola mágica no estado do Rio de Janeiro para todos que quisessem aprender e ter acesso a Magia Branca. Foi o primeiro a ter um programa na TV dedicado a Magia!

Mago Kaanda Ananda com sua espada
Mas hoje em dia, o MAGO de maior prestígio e sucesso sem dúvidas é o Mago Paulo Coelho. Seu poder literário derrubou fronteiras, alcançou a Europa e países árabes, com milhões de livros vendidos e ganhando inúmeros prêmios literários internacionais. Sua linguagem atualizada e moderna nos revela um Mago moderno, seu carisma e credibilidade arrebata milhões de fãs em todo o mundo. Ele cumpre a verdadeira função de um Mago; Ajudar ao próximo e revelar os ensinamentos ocultos. Totalmente diferente de Aleister Crowley, que queria criar uma religião e dominar o mundo!

Mago e Alquimista Paulo Coelho
Não poderia deixar de falar daqueles que seriam os Magos mais famosos da Bíblia.
Os Três Reis Bruxos, ou melhor Os Três Reis Magos, ou melhor ainda Os Três Reis Astrólogos ou quem sabe Os Três Reis Sacerdotes. Bom não importa muito. As igrejas Católicas e Evangélicas detestam esta parte da Bíblia. Livro de Mateus, capitulo 2:1-23: Três Reis Magos vindos do Oriente guiados pela estrela de Belém, foram até a gruta onde nascera o Menino Jesus, e O adoraram. Em seguida lhe presentearam com Ouro, Censo e Mirra. A igreja católica vê o ouro como símbolo da realeza; no incenso, o Don da Divindade e na Mirra O sacrifício da vida de Cristo.

A palavra "Mago" provém do grego e serve para designar sacerdotes, astrólogos ou sábios detentores de alguma ciência oculta.

MAGOS CLÉRIGOS
São os magos que atribuem seu poder a um ser divino, a um Deus. O Mago clérigo mais famoso foi o Moisés da Bíblia, com seu cajado (bastão, vara mágica) fez muitos milagres (feitiços de origem divina). Sendo que seu poder não vinha diretamente de si próprio, mais sim do Deus Jeová.

SACERDOTES
O termo Sacerdote é usado para designar um Mago que possui um grande prestígio, poder político e líder espiritual da religião de uma grande civilização.

Bíblia livro de Êxodo 7;10 - Quando Aarão lançou a sua vara à frente do Faraó e dos seus servidores, ela se transformou numa serpente. Imediatamente o Faraó mandou chamar os SACERDOTES e MAGOS. E os Magos do Egito fizeram o mesmo com seus encantamentos.

No antigo Egito, além dos Sacerdotes serem responsáveis pelos cultos religiosos, eles faziam encantamentos, detinham um grande conhecimento sobre a matemática, medicina, astrologia, e ciências ocultas, portanto eram Magos. Como a ambição do poder estava na mão do Faraó, e os sacerdotes apenas ajudavam o rei à guiar seu povo, eles não podem ser considerados Bruxos.

Geralmente um sacerdote, está subjugado a um rei.
Ainda hoje na igreja anglicana do Reino Unido, segue-se a tradição de que chefe da religião é o rei.

Durante a idade média a igreja Católica experimentou o termo Sacerdote com o poder de magia. O Papa era considerado o maior dos sacerdotes e sucessor do apóstolo Pedro, exercia além do poder espiritual o poder temporal (um poder maior, o mais sábio de todos) .

Numa cerimônia de excomunhão realizada por um Bispo rodeado por outros sacerdotes, com velas em suas mão, eram proferidas as seguintes palavras; " Que seja maldito na cidade, que seja maldito no campo. Maldito sejam seu celeiro, sua colheita e seus filhos. E da mesma maneira que apagamos estas velas com nossas mãos, apague-se a luz de sua vida por toda a eternidade, a menos que se arrependa." Em seguida os sacerdotes viravam as velas e as apagavam no solo. Nesta época os sacerdotes, podiam amaldiçoar ou promover a cura com suas bênçãos.

Outra função do sacerdote é cuidar do templo: Entre os povos Incas, Astecas e Maias, os líderes espirituais por possuírem um vasto conhecimento das ciências exatas e ocultas, astrologia, medicina e por auxiliarem o imperador a guiar seu povo, eram denominados de Sacerdotes. A pesar de praticarem a magia negra e sacrifícios humanos.

MÁGICOS
Por final não poderia me esquecer dos Mágicos que praticam Mágicas, isto é Ilusionistas que praticam ilusões. São mestres na arte da ilusão. Não possuem nenhum teor religioso ou filosófico. Seu intuito é apenas para a diversão dos espectadores.
Os falsos Magos e Bruxos para enganar seus consulentes se utilizam de truques mágicos.


MAGIA NEGRA
Quando o feitiço se utiliza de sangue humano ou de sacrifícios de animais.

MAGIA CINZA
Quando o feitiço é utilizado para ajudar a uma pessoa, porém prejudica outra:
Quando você pede um emprego, mas outro teve que ser mandado embora.
Quando uma herança, mas outra pessoa teve que morrer para te dar a herança.
Quando você pede um amor, que precisa se separar para ficar com você.

MAGIA BRANCA
Quando o feitiço é utilizado para ajudar a uma pessoa, sem prejudicar uma outra pessoa.
Por exemplo, na cura, na elevação espiritual, na conquista de algo ou de alguém solteiro(a)
PARAMENTOS MÁGICOS
Cada paramento (ferramenta, instrumento) utilizado em rituais de magia possui um significado segundo sua origem na idade média ou cultura primitiva.
ACESSE AQUI: http://www.sobrenatural.org/materia/detalhar/4517/
Autor Mr.Tlaloc
Fonte: www.sobrenatural.org

Postagens mais visitadas deste blog

TESTE PARA SABER SE VOCÊ É SENSITIVO

COMO SABER QUEM É MEU EXÚ OU POMBA GIRA ?

OS MELHORES BANHOS DE DESCARREGO DA UMBANDA