Vodun ou Vodoun (ortografia Beninense; Vodun / Vodum no Brasil; Vodou, Vaudou ou outras ortografias foneticamente equivalentes no Haiti; Vodu ou Vudu). Em portuguêsaplica-se aos ramos de uma tradição religiosa teísta-animista baseada nos ancestrais, que tem as suas raízes primárias entre os povos Ewe-Fon da África Ocidental, no país hoje chamado Benin, anteriormente Reino doDaomé, onde o vodun é hoje em dia a religião nacional de mais de 7 milhões de pessoas. Além da tradição fon, ou do Daomé, que permaneceu na África, existem tradições relacionadas que lançaram raízes no Novo Mundo durante a época do tráfico transatlântico.
África
Vodun da África Ocidental é chamado Vodun ou Vudun (assim escritas na língua fon doBenin e da Nigéria e na língua ewe do Togo eGana; também escritas Vodon, Vodoun, Voudou, etc) é uma religião monoteísta tradicional da costa da África Ocidental, daNigéria a Gana. É distinta das não-organizadas religiões animistas tradicionais, do interior desses mesmos países, bem como de diversas religiões muitas vezes com nomes semelhantes da diáspora africana noNovo Mundo, como o Vodou Haitiano, e semelhante ao Vudu da República Dominicana, Candomblé Jeje no Brasil (que utiliza o termo Vodum), Voodoo da Louisiana, e Santería em Cuba, que são sincretizadas com o Cristianismo e as Religiões tradicionais africanas do povo Congo, do rio Congo e de Angola.
Quando a palavra é maiúscula, Vodun, denota a religião. Quando não é, vodun, denota os espíritos que são centrais para a religião. "Voodoo" é o mais comum na ortografia da cultura popular americana.
Vodun é praticado pelos Ewe, Kabye, Mina,Fon, e (com um nome diferente) os povosYorubas do sudeste do Gana, meridional e central Togo, meridional e central Benin, e sudoeste da Nigéria. A palavra vodún (pronunciado vodṹ - ou seja, com um u nasalem um tom alto) é o Gbe (Ewe-Fon) para a palavra espírito. Além do mais, este tal condinome, como podemos chamar, aparece em várias músicas, tais como: Voodoo Child, do cantor e guitarrista Jimi Hendrix, entre outras locais, mais encontradas na América Central.
DEMOGRAFIA
Dos 60% da população do Benin, cerca de 4 ½ milhões de pessoas, praticam Vodun. (Isso não conta outras religiões tradicionais no Benim.) Além disso, muitos dos 15% da população que denominam-se cristãospratica uma religião sincretizada, não diferente do Vodou haitiano ou Candomblébrasileiro; na verdade, muitos deles são descendentes de escravos libertos brasileiros que se fixaram na costa perto de Ouidah. EmTogo, cerca de metade da população indígena prática religiões, dos quais Vodun é de longe a maior, com cerca de 2 ½ milhões de seguidores; pode haver outros milhões de vodunsis entre os ewés de Gana: 13% da população de 20 milhões são ewe e de 38% de ganenses praticam religiões tradicionais. De acordo com o censo de dados, cerca de 14 milhões de pessoas prática religiões tradicionais na Nigéria, a maioria dos quais são iorubás praticando Vodun, é possível mas sem discriminação específica.O termo voodoo em inglês vem da palavra vodun, que significa "divindade" ou "deus" no grupo dialetal ewe-gen-aja-fon do Golfo da Guiné — a oeste da localização contemporânea dos yorùbá. Há muitos séculos, saíram várias dinastias da cidade deTado, atualmente no Togo. Tais dinastias fundaram os reinos de Allada, Daomé eHogbonou ou Porto-Novo. Elas e seus súditos acabaram por falar diversos dialetos (Akindélé e Aguessy 1953, Pliya 1970, Capo 1984).
Para além do Benin, o vodun africano e as práticas que dele descendem podem ser encontrados na República Dominicana, Porto Rico, Cuba, Brasil, Haiti, Estados Unidos,Gana e Togo. A palavra vodun é a palavraEwe-Fon para espírito.
BRASIL
História
A tradição e a cultura dos escravos de jeje,Ewe, Fon, Mina, Fanti, Ashanti, deram origem no Brasil às tradições conhecidas como:- Candomblé Jeje, teve início emSalvador e no Recôncavo baiano, nas cidades de Cachoeira e São Félix e outras, depois migrou para o Rio de Janeiro, São Paulo em maior número.
- Tambor de Mina, ficou restrito a São Luís do Maranhão com a única casa deJeje-Mina no Brasil que é a Casa das Minas.
- Xangô do Nordeste, Xangô do Recife, Xangô de Pernambuco ou Nagô-Egbáou Jeje-Nagô, teve início na Região Nordeste, uma parte migrou depois para outros estados.
Voduns
Mawu é o Ser Supremo dos povos Ewe e Fon, que criou a terra e os seres vivos e engendrou os voduns, divindades que a (Mawu é do gênero feminino) secundariam no comando do Universo. Ela é associada aLissá, que é masculino, e também co-responsável pela Criação, e os voduns são filhos e descendentes de ambos. A divindade dupla Mawu-Lissá é intitulada Dadá Segbô(Grande Pai Espírito Vital).- Loko, É o primogênito dos voduns. Representado pela árvore sagradaFicus idolatrica ou Ficus doliaria(gameleira branca).
- Gu, Vodun dos metais, guerra, fogo, etecnologia.
- Heviossô, Vodun que comanda osraios e relâmpagos.
- Sakpatá, Vodun da varíola.
- Dan, Vodun da riqueza, representado pela serpente do arco-íris.
- Agué, Vodun da caça e protetor dasflorestas.
- Agbê, Vodun dono dos mares.
- Ayizan, Vodun feminino dona da crosta terrestre e dos mercados.
- Agassu, Vodun que representa a linhagem real do Reino do Daomé.
- Aguê, Vodun que representa a terrafirme.
- Legba, O caçula de Mawu e Lissá, e representa as entradas e saídas e asexualidade.
- Fa , Vodun da adivinhação e dodestino.
- Os Ji-vodun , ou "voduns do alto", chefiados por Sô (forma basilar deHeviossô).
- Os Ayi-vodun , que são os voduns da terra, chefiados por Sakpatá.
- Os Tô-vodun , que são voduns próprios de uma determinada localidade (variados).
- Os Henu-vodun , que são voduns cultuados por certos clãs que se consideram seus descendentes (variados).
Ritual
Voduns não usam roupas luxuosas não gostam de roupas de festa e geralmente preferem a boa e velha roupa de ração. As danças são cadenciadas em um ritmo mais denso e pesado. Os Voduns estão sempre de olhos abertos e salvo algumas exceções, conversam (usando preferencialmente um dialeto próprio) e dão conselhos a quem os procura.Iniciação
A iniciação ao culto dos voduns é complexa é longa e pode envolver longas caminhadas a santuários e mercados e períodos de reclusão dentro do convento ou terreirohunkpame, que podem chegar a durar um ano, onde os neófitos são submetido a uma dura rotina de danças, preces, aprendizagem de línguas sagradas e votos de segredo e obediência.Hierarquia
- Bokonon - Sacerdote do Vodun Faequivalente ao Babalawo
- Doté Sacerdotes (homens) da família de Sogbo e Doné Sacerdotisas (mulheres), esse título é usado noTerreiro do Bogum onde também são usados os títulos Gaiaku e Mejitó. similar à Iyalorixá.
- Noche - Sacerdotisas do Jeje-Mina
- Vodunsi - após 1 ano da iniciação.
- Kajekaji - iniciado que ainda não completou o ciclo de obrigações.
CUBA
A tradição Fon mais ou menos "pura" deCuba é conhecida como La Regla Arará.- Ver também: Santeria.
ESTADOS UNIDOS
A palavra Voodoo é usada para descrever a tradição Creole de New Orleans, Vodou é usado para descrever a Tradição VodouHaitiana.
Voodoo da Louisiana , também conhecido como New Orleans Voodoo é uma religião daDiáspora africana, uma forma de (Voodoo) espiritualidade que historicamente foram desenvolvidas falando na língua francesa eCreole pela população Afro-americana do estado de Louisiana nos Estados Unidos.
HAITI
Vodou haitiano, chamado de Sèvis Gine ou "serviço africano" no Haiti, tem também fortes elementos dos povos Igbo, Congo daÁfrica Central, e o Yoruba da Nigéria, embora muitos povos diferentes ou "nações" daÁfrica têm representação na liturgia do Sèvis Gine, assim como os índios Taíno, os povos originais das ilhas agora conhecidas comoHispaniola. Formas crioulas de Vodou existem no Haiti (onde é nativo), na República Dominicana, em partes de Cuba, e nosEstados Unidos, e em outros lugares em que os imigrantes de Haiti dispersaram durante os anos. É similar a outras religiões dadiáspora africana, tais como Lukumi ou Regla de Ocha (conhecida também como Santería) em Cuba, Candomblé e Umbanda no Brasil, todas essas religiões que evoluíram entre descendentes de africanos transplantados nas Américas.
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